Novas regras! Os novos equipamentos obrigatórios para carros em 2024

A partir de janeiro de 2024, uma nova era de segurança automotiva se inicia no Brasil e novos equipamentos se tornam obrigatórios para carros.

Desde 1º de janeiro de 2024, mudanças significativas nos requisitos de segurança veicular entram em vigor no Brasil devido a alterações na legislação de trânsito. Equipamentos que antes eram opcionais passam a ser obrigatórios em todos os carros novos, resultando em avanços significativos para a segurança dos motoristas e passageiros.

Essas alterações, inicialmente previstas para 2021 conforme uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), foram adiadas em cerca de três anos devido aos impactos da pandemia da Covid-19.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) alegou que os desafios enfrentados pela indústria durante a pandemia tornavam o prazo inicial inviável, levando a um novo prazo para implementação: 1º de janeiro de 2024.

A partir dessa data, todos os carros novos deverão sair de fábrica com os seguintes equipamentos de série:

Controle de Estabilidade (ESC)

Essencial para corrigir desvios em curvas acentuadas e derrapagens, o ESC agora é obrigatório em todos os veículos, visando aprimorar a segurança nas estradas.

Luzes Diurnas (DRL)

Garantindo uma visibilidade superior mesmo durante o dia, as luzes diurnas tornam-se obrigatórias. Não restritas a LEDs, elas podem ser implementadas com lâmpadas convencionais, proporcionando uma abordagem flexível para os fabricantes.
Alerta de Cinto Afivelado no Painel:

Um recurso sonoro que alerta sobre o não afivelamento do cinto de segurança será padrão em todos os veículos novos, reforçando a importância do uso correto desse dispositivo fundamental.

Teste de Impacto Lateral

Uma medida adicional de segurança, o teste de impacto lateral agora será aplicado a todos os veículos em comercialização, contribuindo para garantir a resistência e a proteção em diferentes situações de colisão.

Além desses requisitos, a legislação também exige a indicação de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas, proporcionando uma comunicação mais clara das intenções do condutor.

Para veículos maiores, como vans, ônibus e trens, a obrigatoriedade do controle de estabilidade será aplicada a partir de 1º de janeiro de 2025.

Rota 2030

Paralelamente a essas mudanças, o governo destinou R$ 270 milhões para projetos de inovação na indústria automotiva por meio do Rota 2030. Esses recursos, administrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), impulsionarão a transformação tecnológica no setor, com foco na indústria 4.0 e processos de manufatura digital.

Entre as ações planejadas, destaca-se o lançamento de um edital de R$ 133 milhões para projetos estruturantes, promovendo parcerias entre empresas e institutos de pesquisa. Essa iniciativa visa acelerar o desenvolvimento industrial, impulsionando a inovação tanto em montadoras quanto na indústria de autopeças.

Esses investimentos reforçam o compromisso do governo em promover avanços significativos na indústria automotiva, estimulando a competitividade e a sustentabilidade do setor. O Rota 2030 emerge como um pilar fundamental para impulsionar a inovação e garantir um futuro promissor para a indústria automobilística brasileira.

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