Erro ao carregar celular no carro pode custar CARO! Saiba como evitar
Carregamento do smartphone no carro pode trazer alguns riscos, especialmente com o uso da porta USB.
Os carros há alguns anos vêm de fábrica com a comodidade de portas para carregamento de celular, um recurso extremamente útil em uma sociedade tão conectada. Especialmente com o uso de aplicativos de navegação e mensagem, ficar sem bateria no smartphone é um pesadelo.
Porém, apesar das vantagens de poder contar com um carregador de celular no veículo, exagerar no uso da funcionalidade pode reduzir a vida útil da bateria do aparelho e provocar outros problemas.
Quem não deseja ter o dispositivo danificado precisa prestar atenção em algumas recomendações ao usar o carregador do automóvel, além de não fazer desse um hábito rotineiro.
Como carregar o celular no carro sem erro
Foto: Shutterstock
Ao conectar o aparelho enquanto dirige, o usuário utiliza a bateria do próprio veículo para alimentá-lo, ou seja, o carro é a fonte de energia do celular. Segundo especialistas, a prática pode ser prejudicial para o dispositivo quando feita com constância.
Monique de Ulhôa Canto, co-fundadora e CEO da Nacional Smart, explica que o carregamento do celular no carro traz riscos, sobretudo quando a entrada de energia utilizada é a porta USB.
A recomendação é usar sempre um carregador veicular de qualidade e homologado pela Anatel, que possua filtro de energia, para evitar riscos como um curto-circuito na placa.
“Uma dica importante para melhorar a segurança é conectar o celular no cabo de carregamento somente após ligar o veículo. Isso ocorre porque é comum ocorrer oscilações na corrente elétrica ao dar partida no carro, o que pode danificar a bateria do celular e os componentes internos referentes a ela na placa do seu aparelho”, diz Canto.
Os perigos relacionados ao uso da porta USB incluem superaquecimento, que provoca permanentes à bateria; além de voltagem instável, que diminui a vida útil do mesmo componente.
Outra questão é que a corrente elétrica insuficiente da porta USB pode prolongar o tempo de carregamento, o que estraga o celular a longo prazo.
Portanto, o ideal é usar a fonte de energia mais segura e estável, usando o carregador do carro somente quando necessário.
“Caso seja realmente inevitável carregar o celular no carro, não o utilize durante o carregamento, para evitar o superaquecimento da bateria”, completa a especialista.