Esqueça os carros voadores, avião elétrico diferentão já é realidade!
Em meios aos eVTols, empresa desenvolve avião elétrico que pode decolar e pousar em velocidades lentas; Entenda.
Quando se fala em mobilidade urbana, o tema do momento são os eVTols, ou seja, os famosos “carros voadores”. No entanto, uma empresa resolveu ir na contramão e se manter no desenvolvimento de aviões. Mas eles não são tão tradicionais assim. A Electra está trabalhando em um avião elétrico que pode decolar e pousar em velocidades lentas, em pistas minúsculas.
Tudo isso sem perder a capacidade de transportar uma quantidade considerável de passageiros, ou seja, o avião pode ser um forte aliado para o desenvolvimento de novas formas de mobilidade urbana. Já pensou em ir ao trabalho assim?
Avião elétrico
O modelo pertence à categoria STOL, que significa decolagem e pousos curtos. Uma de suas caraterísticas, por exemplo, é justamente decolar e pousar em velocidades lentas. O avião em desenvolvimento comporta até nove passageiros, além de bagagem para todos eles. Além disso, pode atingir até 805 km/h e uma velocidade de cruzeiro de 322 km/h a partir do uso de oito hélices elétricas.
O avião também possui, para além das hélices, abas penduras nas bordas traseiras que auxiliam na aerodinâmica do veículo voador. Por isso, o modelo consegue alçar voo a uma velocidade baixíssima: apenas 56 km/h. Da mesma forma, o pouso pode ocorrer em áreas pequenas, como aeródromos com menos de 100 m de comprimento ou mesmo no topo de algumas edificações em grandes centros urbanos.
Disponibilidade para voos
O avião eletrificado já angariou mais de US$ 8 bilhões em pré-encomendas de 2 mil aeronaves. E já que ele não se enquadra como um eVTol, a expectativa é que a autorização de uso e regulação seja mais simples.
Um protótipo de dois lugares já passou por testes em novembro do ano passado. Agora, está em desenvolvimento o protótipo em tamanho real, ou seja, com capacidade para nove lugares. A expectativa é que o modelo já esteja pronto para voar em 2026.