Esquecido entre os novos, carro queridinho da Honda ainda conquista entre os usados
Modelo amado da montadora japonesa que deixou as listas de 0km mais vendidos segue fazendo sucesso entre os usados.
É bem verdade que os sedãs já não fazem tanto sucesso quanto no passado, principalmente desde a chegada dos SUVs, com todo seu espaço interno e de armazenamento. No entanto, alguns modelos com carroceria de três volumes continuam tendo um público cativo.
O Honda Civic é um bom exemplo de carro que foi queridinho dos brasileiros, mas hoje não movimenta muitas vendas no segmento de novos. A situação muda quando falamos do mercado de veículos usados, onde dezenas de compradores ainda buscam por ele.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o sedã registrou mais de 41 mil unidades vendidas no primeiro trimestre de 2023. Foram 14.355 em janeiro, 13.203 em fevereiro e 13.551 em março, totalizando 41.109 exemplares.
Embora os números sejam bastante inferiores aos do rival Corolla, o último modelo do Civic produzido no Brasil (2021) somou 18.949 emplacamentos. A 11ª geração do carro, importada da Tailândia, estreou no ano seguinte com motor híbrido.
Por que as vendas do Civic novo são baixas?
Na categoria de 0km, o queridinho da Honda amargou apenas 333 emplacamentos. O baixo volume de vendas pode ser explicado por alguns fatores, com destaque para a importação, que eleva o preço do veículo.Hoje, o sedã custa a partir de R$ 259.990, valor bem acima dos R$ 148.990 pedidos pelo Toyota Corolla ou dos R$ 187.990 cobrados pela versão híbrida do concorrente.
Também vale mencionar o crescimento do mercado de usados, que vem contribuindo para o abandono de determinados modelos novos nos últimos anos. Em vez de comprar a versão mais recente por um preço mais alto, muitas pessoas preferem colocar na garagem um usado de anos anteriores.
Outro ponto é o foco da própria montadora. A Honda anunciou recentemente um investimento de R$ 4,2 milhões no Brasil até 2030, com prioridade para os SUVs e a produção de híbridos flex. Inclusive, a marca confirmou a volta do compacto WR-V.