Estado oferece 60 mil vagas para emissão da CNH de graça; saiba como

Programa concede gratuidade no processo para tirar a primeira CNH, adicionar ou mudar de categoria.

Chegou a hora de tirar sua tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem pagar nada por isso. Os governos de diversos estados brasileiros, em parceria com seus respectivos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), realizam programas para ampliar o acesso dos cidadãos ao documento.

O programa CNH Pai D’égua é uma iniciativa do governo do Pará criada em 2021 e que neste ano entra em uma nova edição. Com foco nas pessoas de baixa renda, ele garante a emissão da habilitação totalmente gratuita em 144 municípios do estado.

Segundo a administração pública local, serão disponibilizadas 60 mil vagas ao longo de 2024, boa parte delas para emissão da primeira carteira de motorista. Outra parte será destinada aos condutores que desejam mudar de categoria ou incluir uma nova.

Requisitos e vagas

Para participar do programa, o cidadão deve ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e morar no Pará. Também é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Vale mencionar que serão disponibilizadas vagas específicas para mulheres e pessoas com deficiência.

As chances para primeira habilitação e para adição de categoria são exclusivas para as categorias A (motocicleta) ou B (carro). Já as oportunidades para mudar de categoria incluem as carteiras tipo D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

O aprovado poderá fazer todo o processo de habilitação totalmente de graça, desde as aulas na autoescola até a realização de exames teóricos e práticos.

Como se inscrever

A cerimônia de lançamento do programa CNH Pai D’égua está marcada para às 11h do dia 10 de janeiro, na cidade de Belém. O governador Helder Barbalho estará presente no evento, ocasião na qual o governo deve publicar o novo edital com as regras para concorrer às vagas.

Os cadastros serão recebidos a partir do dia 11 de janeiro, no portal do Detran-PA. Acesse o site para consultar o documento com as regras e conferir todas as informações sobre o programa.

você pode gostar também