Este é o pior erro que donos de carros blindados cometem (e deveriam parar o quanto antes)
Veículos com proteção balística exigem a adoção de cuidados especiais pelos proprietários, sobretudo nas áreas envidraçadas.
Mais de 30 mil carros foram blindados no Brasil em 2023, segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), uma alta de 13% em relação ao ano anterior. Os dados revelam que a busca pelo serviço cresceu no país, que tem a maior frota de veículos com proteção balística do mundo.
Para garantir a segurança prometida pela empresa contratada, o motorista precisa se adaptar a algumas mudanças importantes. A blindadora Allblin destaca a necessidade de adotar cuidados especiais com a proteção balística, sobretudo realizar as manutenções preventivas nos prazos recomendados.
Também é necessário evitar certos comportamentos comuns e até aparentemente inofensivos adotados em carros sem blindagem, principalmente no que se refere às áreas envidraçadas do automóvel. Segundo a Allblin, o vidro representa a parte mais cara do serviço.
Até um simples GPS pode virar um prejuízo enorme. Grudar suportes com ventosa no para-brisa para colocar o celular e facilitar a navegação via GPS provoca uma pressão adicional do vidro, que mesmo pequena, pode marcar permanentemente o local.
Portanto, se você já blindou ou planeja blindar o seu carro, é melhor ficar atento às recomendações da empresa responsável.
Cuidados diferenciados com blindados
As recomendações da Allblin para cuidar bem do seu carro blindado são bastante simples, como não fechar as portas com os vidros abaixados. Esse ato corriqueiro pode provocar rachaduras e até a quebra. O acionamento dos vidros deve ser feito exclusivamente com o automóvel ligado para evitar a sobrecarga do sistema elétrico e danos ao motor das janelas.
Em relação à limpeza, a empresa sugere que o proprietário remova a sujeira dos vidros e das canaletas internas com frequência, sempre pano limpo e úmido, sem adicionar produtos químicos. Além disso, carros blindados não devem ser expostos ao sol ou enfrentar grandes choques de temperatura, pois isso também prejudica os vidros.
Outra dica é não colar adesivos nos vidros ou manter objetos em cima do painel, como anéis e canetas, porque isso pode acarretar riscos ou marcas. Sobre o porta-malas, basta evitar o fechamento brusco para não quebrar o vidro.