Este sedã da Chevrolet custa menos e entrega mais que o rival (e quase ninguém percebeu)
Analisamos o Chevrolet Cobalt e Prisma para identificar qual sedan oferece o melhor custo-benefício, considerando preço, desempenho e conforto.
Na disputa entre Chevrolet Cobalt e Chevrolet Prisma, dois sedãs compactos que marcaram presença nas ruas brasileiras, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre qual modelo oferece melhor custo-benefício no mercado de usados.
Embora ambos tragam a confiabilidade típica da marca, o Cobalt 1.8 LTZ automático mostra força para superar o Prisma 1.4 LTZ automático em pontos importantes, como desempenho, conforto e espaço interno.
Desempenho e potência: o torque faz a diferença
Quando o assunto é desempenho, o Cobalt 1.8 Econo.Flex leva vantagem com 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque a 3.800 rpm, superando o Prisma 1.4, que entrega 106 cv e 13,9 kgfm a 4.800 rpm.
Essa diferença se traduz em uma condução mais ágil, especialmente nas acelerações urbanas e retomadas de velocidade.
Mesmo sendo um carro mais pesado, o Cobalt completa o 0 a 100 km/h em 11,6 segundos, enquanto o Prisma leva 12,6 segundos. Em retomadas (60 a 100 km/h), o Cobalt também vence com 7,0 segundos, contra 7,7 segundos do rival.
No consumo, o Prisma apresenta números apenas ligeiramente melhores: 6,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada (etanol), contra 6,4 km/l e 11,1 km/l do Cobalt. A diferença é mínima, mostrando que a economia não é um fator decisivo nesse comparativo.

Chevrolet Cobalt (Foto: Divulgação/Chevrolet)
Espaço e conforto: vitória clara do Chevrolet Cobalt
Ambos os modelos são construídos sobre a plataforma GSV, mas o Cobalt se destaca por suas dimensões mais generosas.
Ele é 21 cm mais longo e possui 10 cm a mais de entre-eixos, o que se reflete em mais espaço interno para os passageiros e maior conforto no banco traseiro.
O porta-malas é outro ponto forte: 541 litros contra 513 litros do Prisma, fazendo do Cobalt um dos sedãs com maior capacidade de bagagem da categoria.
Seu isolamento acústico e o acabamento interno aprimorado aproximam o modelo do padrão dos sedãs médios.
Equipamentos e segurança: tecnologia e eficiência em destaque
Ambos os veículos contam com direção hidráulica, ar-condicionado, piloto automático, sensor de estacionamento e o conhecido sistema multimídia MyLink.
Contudo, o Cobalt LTZ saiu na frente ao adotar a segunda geração do MyLink, compatível com Apple CarPlay e com promessa futura de Android Auto.
No quesito segurança, ambos trazem airbags frontais e freios ABS, mas o Cobalt mostra um desempenho de frenagem muito superior: 25 metros para parar a 80 km/h, enquanto o Prisma precisa de 33,9 metros. Nenhum dos dois, porém, oferece Isofix ou terceiro encosto de cabeça traseiro, o que ainda é um ponto negativo.

Chevrolet Prisma 2019 (Foto: Divulgação/Chevrolet)
Veredito: o Chevrolet Cobalt é o campeão do custo-benefício
Com preço médio na Tabela Fipe de R$ 38.130, o Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 Automático entrega mais por menos, superando o Prisma LTZ 1.4 Automático (R$ 43.831) em diversos aspectos.
Ele é mais potente, espaçoso, confortável e tecnologicamente atualizado, oferecendo um conjunto equilibrado e vantajoso para quem busca um sedã usado completo e confiável.
O Prisma ainda é uma boa escolha para quem prioriza ligeira economia de combustível e design mais moderno, mas no geral, o Cobalt oferece o melhor custo-benefício entre os sedãs da Chevrolet, sendo uma opção sólida e racional para quem deseja desempenho, conforto e espaço sem gastar muito.