Estradas perigosas: veja a lista das 10 rodovias mais arriscadas do país
Descubra quais são as rodovias brasileiras mais perigosas segundo dados recentes e entenda as razões que colocam essas vias em destaque negativo.
Viajar de carro pelo Brasil, embora uma aventura repleta de paisagens deslumbrantes, pode se tornar uma experiência arriscada. Conforme análises da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), diversas rodovias federais enfrentam altos índices de acidentes e problemas estruturais.
Essas estradas, vítimas da combinação entre tráfego intenso, pistas inadequadas e condições climáticas desafiadoras, figuram entre os trechos mais críticos do país. Além disso, a infraestrutura deficitária e a falta de manutenção ampliam os riscos para motoristas e passageiros.
Top 10 das rodovias mais perigosas
Neste contexto, apresentamos as dez rodovias mais perigosas do Brasil, conforme o Anuário 2024 da PRF. Os dados refletem a realidade de acidentes e ocorrências que comprometem a segurança dos viajantes.
- BR-101 (Santa Catarina, Morro dos Cavalos)
- BR-116 (SP-PR, Régis Bittencourt)
- BR-381 (MG, Rodovia da Morte)
- BR-040 (RJ-MG-GO-DF)
- BR-153 (Transbrasiliana)
- BR-163 (MT-MS-PA)
- BR-316 (AL-PE-PI-PA)
- BR-364 (GO-MT-RO-AC)
- BR-277 (Paraná)
- BR-262 (MS-MG-ES)
Principais preocupações do top 3
Na BR-101, especialmente no Morro dos Cavalos, as encostas instáveis levam a deslizamentos frequentes. Em abril de 2024, um deslizamento bloqueou a via por mais de 50 horas, causando longos congestionamentos e muito transtorno.
A BR-116, conhecida como Régis Bittencourt, é essencial para conectar São Paulo e Curitiba. Mesmo após obras de duplicação no Cafezal, a neblina e as curvas acentuadas continuam a representar riscos significativos.
O apelido da BR-381, “Rodovia da Morte“, reflete seu histórico de acidentes fatais. Ultrapassagens perigosas e curvas acentuadas são desafios diários para motoristas que trafegam por essa via.
Desafios no plano logístico nacional
Rodovias como a BR-163 e BR-153 desempenham papel vital no transporte de cargas. Todavia, pistas simples e trechos não duplicados aumentam significativamente a probabilidade de colisões.
A intensificação da fiscalização pela PRF é uma resposta necessária para mitigar esses riscos.
A segurança nas estradas brasileiras demanda atenção contínua e investimentos significativos em infraestrutura. O foco deve ser a redução de acidentes, visando um sistema rodoviário mais seguro e eficiente para todos os usuários.