Europa tenta barrar carros elétricos chineses, mas se esquece dos híbridos plug-in
Fabricantes chineses encontram espaço na Europa com híbridos plug-in, desafiando o domínio dos carros elétricos.
O mercado automotivo europeu enfrenta uma nova dinâmica com a crescente presença de fabricantes chineses na região. Enquanto a Europa se concentra em carros elétricos, os veículos híbridos plug-in da China se destacam como uma alternativa viável e competitiva.
A União Europeia estabeleceu tarifas para carros elétricos chineses devido aos subsídios estatais oferecidos pela China. Entretanto, os modelos híbridos plug-in, menos visados, aproveitam uma lacuna no mercado, oferecendo soluções acessíveis e tecnológicas.
Em fevereiro de 2025, a Comissão Europeia decidiu manter as tarifas sobre veículos chineses, criticando subsídios que permitiram que os carros produzidos no país asiático tivessem preços mais baixos. A justificativa era a preocupação com a concorrência desleal.
Fabricantes como Tesla, Volkswagen e BMW, que produzem na China, também foram afetados pela decisão.
Queda nas vendas de veículos elétricos
A ACEA divulgou números mostrando uma leve queda nas vendas de veículos elétricos na Europa em 2025. Problemas econômicos, como a retirada de subsídios na Alemanha, contribuíram para essa retração.
Como resultado, o mercado viu uma redução significativa nas vendas totais.
A Alemanha, um dos principais mercados, sofreu uma queda de 26,6% nas vendas desses modelos. Em 2023, foram vendidas 424.623 unidades; em 2024, esse número caiu para 311.881, representando uma perda de quase 113.000 veículos em apenas dez meses.
O potencial dos híbridos plug-in chineses
Apesar das tarifas elevadas sobre os elétricos, marcas como MG e BYD estão ganhando terreno com veículos híbridos plug-in na Europa.
Os híbridos oferecem uma alternativa aos motores totalmente elétricos, especialmente em mercados com infraestrutura de recarga limitada. Até agora, a Europa subestimou o potencial desses modelos e ainda não implementou taxas adicionais sobre eles.
Preferência por preço e eficiência
Os híbridos plug-in chineses, como o BYD Seal U DM-i, oferecem autonomia superior. A tecnologia avançada desses veículos, que inclui modos de operação variados, permite maximizar a eficiência. Além disso, o preço mais acessível atrai consumidores europeus.
Fabricantes como BYD e MG desafiam marcas tradicionais com preços mais baixos. Os híbridos plug-in chineses são mais acessíveis que modelos europeus, como o Honda CR-V e o Cupra Leon Sportstourer, o que pressiona as montadoras europeias a repensarem suas estratégias.
Com o foco inicial da União Europeia em conter carros elétricos chineses, a subestimação dos híbridos plug-in pode ter sido um erro estratégico. Marcas chinesas estão prontas para dominar o mercado europeu, oferecendo produtos competitivos e acessíveis.