Existem carros demais da Chevrolet em estoque e isso pode ser preocupante
GM do Brasil enfrenta dificuldades com alto estoque, o dobro da média do mercado, provocando paralisações nas fábricas para equilibrar a produção.
A General Motors (GM) do Brasil enfrenta um cenário desafiador devido ao acúmulo significativo de estoque de veículos. Atualmente, os automóveis permanecem parados por 79 dias em média, mais que o dobro dos 38 dias registrados pelo mercado em geral.
Essa situação acendeu um alerta na montadora, que busca equilibrar a produção com a demanda. As fábricas da GM passaram por paralisações frequentes desde 2023, sendo a linha de Gravataí (RS) a mais afetada.
Produzindo modelos populares como Onix, Onix Plus e Tracker, essa unidade precisou adotar férias coletivas e sistemas de day-off para gerenciar o estoque excessivo. Recentemente, entre 7 e 17 de março, ocorreu mais uma interrupção.
A estratégia de paralisação visa alinhar a produção à demanda, além de realizar ajustes técnicos, como reestilizações nos modelos compactos.
A GM também se prepara para lançar um novo SUV compacto abaixo do Tracker, com o objetivo de competir diretamente com o Volkswagen Tera.
Queda na participação de mercado
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A participação de mercado da GM no segmento de veículos leves tem diminuído. Em 2023, detinha 16,5%, descendo para 11,5% no ano passado, e atualmente está em 10,7%.
A Toyota, por exemplo, avança rapidamente, especialmente com o Yaris Cross, aumentando a competição.
- Desafios com tecnologia e percepção do consumidor
Alguns concessionários expressaram descontentamento com a reação dos clientes à correia banhada a óleo utilizada nos motores 1.0 e 1.2 CSS Prime.
A robustez desse sistema gerou debates após relatos de quebras, afetando a imagem da GM. Além disso, o elevado custo do óleo original, necessário para o bom funcionamento, também contribui para a desinformação.
Futuro dos modelos eletrificados
A estratégia da GM para veículos eletrificados no Brasil ainda encontra resistência. Atualmente, o Spark EUV é o único modelo confirmado, enquanto SUVs como o Equinox EV e o Blazer EV são vendidos em nicho devido ao alto custo.
Recentemente, a GM revisou sua abordagem, admitindo interesse em modelos híbridos, mas sem confirmação de lançamento.
Investimento em inovação e atualização
Para reverter o cenário atual, a GM planeja investir R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí (RS). O investimento financiará o projeto do novo SUV e a reestilização de modelos como Tracker, Onix e Onix Plus.
Também está prevista a atualização do motor 1.0 turbo, prometendo melhorias significativas no desempenho.