Extintor de incêndio: precisa ou não precisa? Tudo o que você precisa saber
Obrigatoriedade do extintor continua valendo no Brasil?
Uma das perguntas que permeiam o universo dos motoristas no Brasil é a respeito do extintor de incêndio. Mas o questionamento é: o item é obrigatório ou não nos veículos?
Para essa questão, a resposta depende da categoria do automóvel. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) alterou o cenário e acabou com a obrigatoriedade do uso do equipamento para alguns modelos, mas manteve a obrigatoriedade para outros.
De acordo com a Resolução 919/22, para veículos de passeio, utilitários, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechada, o uso do extintor é facultativo.
Contudo, para outras categorias, o uso ainda é obrigatório, como: caminhões, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus e outros veículos de transporte coletivo. Essa medida visa garantir a segurança dos passageiros em caso de emergência.
Apesar de a obrigatoriedade em veículos menores ter sido extinta desde 2015, o extintor de incêndio ainda pode causar dor de cabeça ao motorista e gerar multa. Isso ocorre porque, segundo a legislação, caso tenha o item, ele deve estar de acordo com a lei, ou seja, com lacre, dentro do prazo de validade, com suporte de fixação e indicador de pressão na posição correta.
Caso não cumpra a regulamentação, serão aplicadas ao motorista as sanções previstas no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso IX (por estar com um equipamento ineficiente ou inoperante) e X (equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran).
Essa infração é considerada grave e acarreta o acréscimo de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Ainda impõe ao condutor uma multa de R$ 195,23 e pode resultar na retenção do veículo para regularização.
Como utilizar o extintor de incêndio
Após algum incidente envolvendo o veículo e que necessiteutilizar o extintor de incêndio, aqui estão algumas orientações:
- Aproximar do local do incêndio do lado contrário do vento
- Use o extintor sempre na posição vertical
- Rompa o lacre do extintor, aperte o gatilho e direcione o
jato para a base do fogo. É bom destacar que a carga do equipamento é
suficiente apenas para princípios de incêndio.