Fábrica de Caxias do Sul monta o primeiro veículo elétrico totalmente brasileiro
Montagem do veículo teve início no dia 21 de dezembro e entrega deve ocorrer no prazo de até 40 dias.
A Lecar, primeira montadora especializada do país a atuar na produção de veículos 100% elétricos, está prestes a entregar o protótipo do primeiro carro elétrico totalmente brasileiro. A montagem do veículo começou no mês passado, na cidade gaúcha de Caxias do Sul.
O modelo foi revelado para a comunidade do setor em setembro de 2023, durante a primeira edição da Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul. A montadora iniciou a montagem no dia 21 de dezembro de 2023 e planeja concluir os trabalhos em até quarenta dias.
Segundo Flávio Figueiredo Assis, diretor-presidente da Lecar, a cidade escolhida para a fabricação do protótipo oferece uma grande estrutura de indústria metalmecânica, com destaque para a facilidade de encontrar fornecedores. Caxias do Sul é também um município referência na montagem de veículos.
“Estamos há dois anos com o projeto e desde o início, na procura por fornecedores, sempre era um fornecedor de Caxias do Sul. Então, buscamos o polo metalmecânico, a cidade é muito desenvolvida. Procuramos também engenharia, a cidade é muito desenvolvida. E isso para a mobilidade não há local mais desenvolvido que Caxias do Sul, onde tem o legado da Marcopolo, da Randon e da Agrale”, disse o executivo.
A marca de Assis, que é um nome reconhecido no setor de mobilidade elétrica, foi convidada a participar da Eletric Move, a primeira edição da Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul. O protótipo ainda não estava pronto na época e o produto ainda não era considerado palpável, mas o evento deu à empresa o “empurrão” que ela precisava.
Primeiro carro elétrico 100% brasileiro
Trinta pessoas estão envolvidas na montagem do primeiro carro elétrico totalmente brasileiro, sendo seis empresas de diferentes ramos (metalmecânica, modelagem, robótica, etc.). Vinte e oito profissionais dos mais diversos locais do país foram contratados pela Lecar.
“A nossa previsão é de que em trinta, quarenta dias, estejamos com esse protótipo montado e ajustado, para já encaminhar a homologação”, afirmou o empresário.
Segundo Assis, a oportunidade surgiu após a aprovação da lei 8723/1993, que regulamenta a redução de emissão de poluentes por veículos automotores. “Fiquei intrigado com a saída das grandes montadoras, como a Ford, a Mercedes. Então me deparei com a lei 8723/1993, que ela limita gradualmente as emissões de CO2 no uso de automóveis no mundo. Ali, eu vi a oportunidade de mudanças de tecnologia e matriz energética”, completou.