Feito por brasileiros, novo SUV elétrico da Vinfast custa R$ 60 mil

Fabricante vietnamita registra patente de design de um novo SUV elétrico desenvolvido por engenheiros brasileiros.

A fabricante vietnamita Vinfast continua avaliando a possibilidade de desembarcar no Brasil com seus modelos eletrificados. Focada nessa missão, a marca registrou por aqui a patente de design do VF3, um pequeno SUV elétrico com alma bem brasileira.

Há pelo menos dois anos, a Vinfast vem contratando engenheiros brasileiros interessados em trabalhar em sua fábrica, localizada a 120 km da capital Hanói, na cidade de Hai Phong. Ao menos 50 profissionais do Brasil foram recrutados pela montadora, a maioria ex-funcionários da planta da Ford, em Camaçari (BA).

Outros colaboradores brasileiros têm no currículo nomes como Hyundai, Stellantis e Mercedes no Brasil. O trabalho desses especialistas é ampliar a qualidade dos carros da marca vietnamita, duramente criticados pela imprensa norte-americana. O outro foco é desenvolver uma nova geração de automóveis mais confiáveis e com preços atraentes.

Um dos modelos em desenvolvimento é justamente o pequeno SUV elétrico Vinfast VF3, já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A informação é do designer João Marcos Ramos, mente por trás das linhas quadradas do modelo que também liderou o visual de carros como Ford EcoSport, Ka nacional e Troller T4. Ex-designer-chefe da Ford no Brasil, Ramos atualmente é executivo de design da Vinfast.

Conheça o Vinfast VF3

Com cara de SUV e porte pequeno, menor até que o Caoa Chery iCar, o automóvel tem uma proposta essencialmente urbana. São apenas 3,11 m de comprimento, ou 9 cm a menos que o iCar, além de 1,67 m de largura e 1,62 m de altura.

O veículo tem somente duas portas e espaço para quatro ocupantes, além de um porta-malas de 550 litros quando a segunda fileira de bancos está rebatida. No visual, as linhas quadradas otimizam o aproveitamento do espaço interno.

Ele é equipado com motor elétrico de singelos 42 cv e 11,2 kgfm, que permite a aceleração de 0 a 50 km/h em 5,2 segundos. A bateria de 18,6 kWh gera autonomia de 237 km pelo ciclo WLTP. Segundo a marca, a velocidade máxima chega a 110 km/h.

A cabine é simples, com comandos manuais para o ar-condicionado, além de botões físicos para o volume e o pisca-alerta. O restante dos recursos está na tela de 10 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

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