Ferrari está cortando custos? Carros da marca perdem recurso importante
Montadora italiana de luxo anuncia a retirada de um equipamento dos carros por não enxergar mais necessidade em sua presença.
O avanço das tecnologias automotivas transforma alguns itens presentes há anos nos carros em algo obsoleto. Exemplo disso é o sistema de GPS nativo do veículo, acessível por meio da multimídia, que hoje é considerado uma ferramenta inútil para a maioria dos motoristas.
E as montadoras também perceberam isso. A Ferrari anunciou que irá eliminar o sistema de navegação embutido em seus automóveis porque acredita que a popularização dos smartphones aumentou a acessibilidade ao recurso e facilitou seu uso via espelhamento do celular.
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Complicação demais para o mundo moderno
Segundo Emanuele Carando, chefe de marketing de produtos da marca, utilizar o serviço de localização nativo é uma complicação grande demais no mundo moderno. Ela explica que os celulares novos captam informações de forma muito mais rápida e são mais pessoais — e intuitivos — para a maioria das pessoas.
Carando cita sistemas como Android Auto e Apple CarPlay como algo fantástico que proporciona uma experiência positiva para os usuários, assim como os softwares Google Maps, Apple Maps e Waze, que oferecem atualizações quase em tempo real. Já o sistema de navegação por satélite que vem nos carros da Ferrari depende de atualizações periódicas e depende de muito investimento.
Por isso, a montadora italiana decidiu deixar de lado o GPS nativo em seus automóveis. O caminho escolhido foi proporcionar conexão com Android Auto e Apple Car Play para que o usuário possa conectar o smartphone com o veículo e utilizar as plataformas com as quais já está mais habituado.
Apesar da decisão da Ferrari, algumas marcas mantêm seu sistema próprio de navegação, como Tesla e Rivian. A Chevrolet, que também iniciou um movimento para acabar com o recurso nativo, parece ter se arrependido e voltou a equipar os carros com ele.
Carros com GPS de fábrica
No Brasil, esses sistemas ainda estão restritos aos modelos mais luxuosos ou topo de gama, embora algumas montadoras ofereçam a opção de incluir o dispositivo com custo adicional para o consumidor. Outras marcas disponibilizam o recurso de série, geralmente nas variantes mais caras.
O Fiat Pulse S-Design 1.3 AT é o carro com sistema de navegação nativo mais acessível do Brasil, seguido de Fiat Fastback Audace 1.0 AT e BYD Dolphin EV. Em quarto lugar vem GWM Ora 03 Skin e, fechando o top, o Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo.