Ferrari ganha outro processo contra preparador de carrocerias
O preparador suíço Mansory, foi acusado de ter copiado o design do FXX K para produzir um kit de carroceria.
A Ferrari havia de fato instaurado um processo judicial contra o preparador suíço Mansory, acusado de ter copiado o design do FXX K para produzir um kit de carroceria para o 488 GTB (uma criação chamada “4XX Siracusa”).
Se a primeira sentença foi favorável ao preparador, o recurso decidiu a favor da Ferrari, que então levou o caso ao tribunal federal alemão, novamente em favor da fabricante italiana.
No entanto, foi necessária a ajuda do Tribunal de Justiça da UE para esclarecer o caso, que é demasiado complexo para ser julgado, que estipulou que uma única parte do corpo poderia ser considerada propriedade intelectual.
Resumindo: uma asa ou capô de Ferrari podem ser protegidos e não podem ser copiados por terceiros. Decisão engraçada, que também pode abrir um precedente para muitos preparadores que produzem kits de carroceria.
Com o parecer do Tribunal Europeu, a Ferrari poderá retornar ao tribunal federal alemão para encerrar o caso, o que obrigaria Mansory a retirar o kit de venda. E quanto aos clientes que já receberam o produto?
Vale lembrar que a Ferrari já havia vencido uma ação judicial contra o designer Philippe Plein, mas também contra o estúdio Ares Design, sempre com o mesmo espírito de proteger o design e o espírito da marca.