Ferrari trava guerra contra falsificações e destrói mais de 400 mil produtos
De peças de vestuários a veículos, pirataria de produtos da Ferrari enfrenta a rigorosa política adotada pela companhia.
A Ferrari é uma das marcas mais famosas do planeta e o sonho de consumo de milhares de pessoas. Além de suas máquinas super potentes, a empresa tem uma série de outros produtos e seu portfólio, todos protegidos por uma rigorosa política de proteção intelectual.
Essa direção leva à destruição de centenas de milhares de itens falsificados com a marca do cavalinho todos os anos, além de outros tantos processos judiciais. No ano passado, foram destruídos mais de 400 mil produtos piratas que iam de veículos a peças de vestuário.
A fabricante divulgou dados que mostram a variedade de produtos descartados: 100.351 peças de vestuário, 91.229 óculos, 60.903 relógios, 57.503 carteiras, 30.161 perfumes, 17.438 pares de sapatos, 17.231 bolsas, 13.415 cintos, 11.500 etiquetas, 1.092 bolas de futebol, 872 miniaturas, 800 scooters e muitos outros itens, incluindo eletrodomésticos.
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Guerra contra a pirataria
Para enfrentar os falsificadores, a Ferrari tem um setor de inteligência interno dedicado a isso e um esquema anti-falsificação bastante eficiente. A marca oferece recompensa a qualquer um que denunciar a venda de produtos não oficiais.
As denúncias precisam incluir alguns detalhes sobre o estabelecimento que vende as falsificações, além do volume de produtos e imagens mostrando os logotipos da montadora. Como recompensa, o delator recebe um agradecimento oficial e um presente da fabricante.
A Ferrari também é bastante feroz na atuação contra modificações em seus veículos, tendo movido diversos processos judiciais contra proprietários que “personalizaram” os próprios carros. A maioria desses compradores também é banida da lista de clientes da empresa.
Sua política de preservação de imagem é tão extrema que, em 2010, a montadora confiscou a administração de uma página de fãs do Facebook. Criada por Samy Wasem, um adolescente de 15 anos, a fanpage chegou a somar 10 milhões de seguidores e teve seu controle transferido para a fabricante.