Ferraris e Lamborghinis sem imposto? Descubra por que donos desses carrões evitam o IPVA
O que leva donos de Ferrari e Lamborghini a adiarem pagamento do IPVA, acumulando dívidas significativas?
No estado de São Paulo, a lista dos dez maiores devedores de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) revela um dado curioso: entre eles, quatro possuem Ferraris e cinco têm Lamborghinis na garagem.
Apesar do evidente poder aquisitivo, o pagamento do imposto parece não ser uma prioridade para esses proprietários de supercarros.
A principal razão para a inadimplência está ligada ao alto custo do imposto, calculado em 4% do valor venal do veículo, tabelado pela Fipe. Muitos optam por investir esse montante em vez de pagá-lo imediatamente, preferindo quitar a dívida somente no momento da venda do veículo.
Além disso, a legislação favorece essa prática ao prever que o débito prescreve após cinco anos. Essa estratégia pode ser vantajosa para muitas pessoas, uma vez que os rendimentos de aplicações financeiras conseguem cobrir o valor devido futuramente.
Consequências e estratégias
Não pagar o IPVA resulta em diversas sanções, apesar da estratégia adotada pelos mais ricos. Os veículos não podem ser licenciados e ficam sujeitos a serem apreendidos em blitz.
Além disso, os proprietários enfrentam multas no valor de R$ 293,47 e perdem sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os devedores frequentemente são cadastrados no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual), mas a maioria dos carros está registrada em nome de pessoas jurídicas. Isso ocorre por questões de segurança e privacidade, e não apenas para evitar multas.
Desafios de manter supercarros
A manutenção destes veículos enfrenta desafios adicionais e gera “perrengues chiques” para os proprietários.
Reclamações sobre o estado das vias, falta de peças e dificuldades para importação são fatores comuns entre os proprietários e contribuem para o estresse associado à posse desses carros.
Itens comuns, como pastilhas de freio, são fáceis de encontrar, mas peças específicas exigem importação. As seguradoras também se mostram relutantes, com muitas recusando cobertura ou cobrando prêmios elevados.
Entre impostos elevados, infraestrutura inadequada e custos de manutenção, os proprietários de carros de luxo enfrentam desafios significativos. Apesar disso, a prática de adiar o pagamento do IPVA continua, alimentada por estratégias financeiras e desafios logísticos.