Fiat 500e some das lojas do Brasil: o que está acontecendo?

Com Fiat 500e esgotado no Brasil, novas unidades são esperadas para 2024. Saiba mais sobre o subcompacto elétrico.

O Fiat 500e, ícone do subcompacto elétrico, não está mais disponível em lojas brasileiras, uma vez que os últimos modelos de 2022 foram vendidos em setembro. Contudo, a Fiat promete novos lotes para 2024, trazendo esperança aos interessados no modelo.

Apesar de ainda constar no site da Fiat por R$ 214.990, todas as unidades do Fiat 500e já foram vendidas. Apenas uma concessionária em Belo Horizonte, Minas Gerais, possuía um único exemplar à venda por R$ 215.990. A espera por novas unidades continua.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) não registrou emplacamentos do 500e desde setembro. A Fiat, em resposta, confirma que novos modelos 2024 estão em fase final de preparação e prometem chegar ainda este ano.

Problema de estoque

Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)

Diferentes concessionárias Fiat, em outubro, confirmaram a indisponibilidade do 500e. Apenas uma unidade estava disponível em Belo Horizonte. Em Fortaleza e Contagem, o modelo poderia ser encomendado, com uma espera de 30 a 45 dias.

A Fiat revelou que, devido aos processos de importação, trabalha com estoques limitados do 500e no Brasil. Um novo lote está em preparação e, assim que for liberado, será comercializado. A expectativa é que as novas unidades cheguem ainda em 2024.

Na Europa, a Fiat enfrenta desafios. A produção do 500e pode ser interrompida entre dezembro e janeiro devido a vendas abaixo do esperado. A fabricante considera desenvolver uma versão híbrida para tornar o modelo mais competitivo e se adaptar ao mercado.

Características técnicas do Fiat 500e

O Fiat 500e, um dos menores veículos elétricos do Brasil, mede 3,63 metros de comprimento, com 2,32 metros de entre-eixos. Equipado com baterias de 42 kWh, oferece autonomia de 227 km, motor de 118 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos.

A situação do Fiat 500e no Brasil reflete os desafios enfrentados pela Fiat tanto local quanto internacionalmente. Enquanto o mercado aguarda novos modelos, a expectativa é que as novas unidades revitalizem o interesse pelo subcompacto elétrico. As soluções híbridas podem ser o caminho para a marca se manter competitiva.

você pode gostar também