Fiat Strada 100% elétrica pode ser a próxima versão a estrear no mercado

Líder de vendas no Brasil pode ser o primeiro modelo eletrificado da montadora italiana produzido no país.

A picape líder de vendas no Brasil desde 2021 pode ser a primeira a ganhar uma versão 100% elétrica com produção nacional pela Fiat. A nova geração da Strada ainda está em desenvolvimento pela montadora italiana, mas já há boatos de que ela trará algumas surpresas na motorização.

A terceira geração do modelo, cujo projeto leva o código XBP, deve ser desenvolvida sobre a plataforma modular CMP do grupo Stellantis, base que prevê a fabricação de carros elétricos. Na Europa e até por aqui, ela é usada em carros como Peugeot 208 e Citroën C3 e C3 Aircross.

Mesmo com o lançamento de uma opção eletrificada, a Strada deve manter o tradicional motor a combustão pelo menos nas versões de entrada. A picape utiliza propulsores 1.3 Firefly e o 1.0 turbo, e a ideia da marca é adotar um sistema híbrido-leve para a motorização 1.0 turbo.

Fiat Strada híbrida e elétrica

O novo sistema, chamado de Bio-Hybrid, substitui o alternador e o motor de partida por meio da associação de um pequeno motor elétrico ao motor a combustão. Essa combinação gera torque adicional e energia para recarregar a bateria, ajudando o motorista a economizar combustível.

Possivelmente, as versões elétricas da nova estrada terão o mesmo conjunto elétrico do Peugeot e-208 GT, com 136 cv ou 156 cv, a depender do país. Esse mesmo motor também pode equipar as configurações mais caras da picape, ampliando a segurança e a tecnologia.

Outra mudança esperada é no tamanho do veículo. A expectativa é que a nova geração cresça em dimensões, ficando mais próxima da Chevrolet Montana e da futura picape da Volkswagen, mas ainda se mantenha menor que a Toro.

Sucesso nacional

A segunda geração da Fiat Strada é líder de vendas no mercado nacional desde 2021. Nos últimos anos, as novidades incorporadas pela montadora foram o câmbio automático do tipo CVT e o motor turbo com um leve facelift. A estreia da nova geração está prevista para daqui a cerca de dois ou três anos.

você pode gostar também