Ficou mais caro? BYD reajusta preços de carros após aumento impostos no Brasil
Aumento nos modelos eletrificados da marca chinesa varia entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, mas pode ficar ainda maior até 2026.
O mercado já esperava um aumento nos preços dos carros elétricos e híbridos a partir de julho, quando entrou em vigor a nova alíquota do imposto de importação para esses produtores. A BYD foi a primeira montadora a confirmar o reajuste e divulgar sua nova tabela de valores.
Outras marcas chinesas, como a GWM, devem adotar a mesma postura e anunciar correções nos próximos dias. O ponto positivo é que elas se anteciparam à alta da carga tributária e importaram uma grande quantidade de unidades para o Brasil no primeiro semestre.
A BYD, por exemplo, aportou em maio no porto de Suape, em Pernambuco, com um cargueiro gigante recheado com quase 5,5 mil unidades de carros eletrificados. O SUV Song Pro e o sedã King, dois híbridos plug-in recém-lançados no país, estavam entre os modelos.
BYD King (Foto: Divulgação/BYD)
Reajuste nos preços
Na última semana, um documento vazado nas redes sociais apontava o suposto reajuste nos valores dos carros da chinesa, informação que veio de concessionários da marca. Agora, a montadora confirmou a correção na tabela de Dolphin, Yuan Plus e Seal.
O BYD Dolphin é um dos que mais subiu de preço, ficando R$ 10 mil mais caro na versão de entrada GS (de R$ 149.800 para R$ 159.800). Já a configuração Plus encareceu R$ 5 mil, passando de R$ 179.800 para R$ 184.800.
BYD Dolphin Mini (Foto: Divulgação)
No caso do Yuan Plus, o aumento ficou na casa dos R$ 6 mil, de R$ 229.800 para R$ 235.800. Quem também entrou na dança foi o SUV 7 lugares Tan, que custava R$ 529.890 e agora sai por R$ 536.800, quase R$ 7 mil de aumento.
O reajuste mais discreto foi no sedã Seal, que recebeu acréscimo de R$ 3 mil no preço e agora custa R$ 299.800.
Além do Dolphin GS, quem também subiu R$ 10 foi o Song Plus, de R$ 229.800 para R$ 239.800.
A montadora não anunciou aumentos para o novo King, mas tudo indica que a tabela de lançamento já considera o imposto mais alto.