Fim da tradição! Novo SUV da Citroën recebe nome 'diferentão' no Brasil
Marca encerra a tradição de nomear seus modelos com letras e números e anuncia nome diferente para seu novo SUV cupê.
O novo SUV cupê da Citroën que será lançado no Brasil recebeu o nome de Basalt, informou a montadora. Com isso, a marca encerra uma longa tradição de nomear seus modelos com uma letra e um número, como C3 ou C4 Cactus.
Durante o anúncio do nome, a fabricante também divulgou um teaser com imagens de uma parte da traseira do novo carro. A novidade terá um forte declive do teto e uma tampa traseira com um ressalto, o que remete a um aerofólio, como um tipo de Fiat Fastback francês.
Mais detalhes do novo modelo da Citroën não demoram a chegar, pois a montadora anunciou que divulgará novas imagens oficiais do Basalt na próxima quarta-feira (27). Assim, será possível conhecer melhor o novo SUV ainda nesta semana.
Vale lembrar que os rumores apontaram para o nome FastLounge, o que desagradou muitas pessoas. Por outro lado, houve quem ficasse decepcionado porque a marca não chamou o carro de C3 X.
Expectativas para o Citroën Basalt
O terceiro integrante do projeto C-Cubed, que gerou o C3 e o C3 Aircross, tem um vidro traseiro bastante inclinado. Conforme antecipado no teaser, ele será mais um SUV cupê do que um sedã aventureiro, assim como o Renault Logan CVT.
Maior que o C3, o modelo traz alguns elementos em comum com o C3 Aircross, como os para-lamas mais largos, grande parte da dianteira e as suspensões. A cabine também deve abrigar algumas semelhanças com o SUV de 2022, mas são esperados acabamentos mais modernos.
Já o motor não será substituído. O novo Citroën Basalt será equipado com o mesmo propulsor 1.0 turbo T200 de três cilindros da Fiat, assim como o Aircross de sete lugares. Ele gera até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre acompanhado de um câmbio automático do tipo CVT.