Fim de ano: como evitar roubos nas estradas?

Veja quais são os cuidados essenciais para ter uma viagem tranquila, sem nenhum incidente.

Com as férias de fim de ano, algumas preocupações são recorrentes como, por exemplo, garantir que a viagem de carro com a família seja tranquila. Nesse sentido, um dos maiores pontos de atenção envolve a possibilidade de roubos nas vias de perímetro urbano, assim como nas estradas.

Algumas atitudes simples podem minimizar as chances de cair em uma dessas situações perigosas e desagradáveis.

Roubo nas estradas

Antes de pegar a estrada, se atente a essas dicas que podem ajudar a evitar roubos e outros problemas da mesma ordem. A primeira coisa a se observar é a condição das principais vias presentes no trajeto de sua viagem. Assim, o ideal é consultar as condições de trânsito antes de optar por um caminho. Afinal, um congestionamento, além de atrasar o percurso, pode ser um prato cheio para assaltos e até mesmo arrastões no trânsito.

Outra medida de precaução é evitar sair para viajar ao anoitecer, principalmente de madrugada. Isso se em seu trajeto tiver trechos com pouca iluminação ou histórico de violência.

Congestionamento

Caso não for possível escapar do congestionamento, evite deixar os vidros abertos. Igualmente, verifique se as portas estão trancadas. Já quando se trata dos documentos, esqueça essa mania de deixá-los no porta-luvas. Afinal, em uma tentativa de roubo, o ideal é que a documentação esteja em um lugar seguro.

Também evite deixar pertences à mostra, ou seja, sobre os bancos ou mesmo do painel. Acomode suas coisas em malas. A ação que parece simples dificulta o roubo, uma vez que impede que os criminosos vejam os itens de fora do automóvel.

Outras orientações

  • Não desligue o automóvel quando estiver em uma via congestionada. Deixar o carro engatado na primeira marcha é o ideal para agir rápido em um caso de emergência;
  • Também evite realizar atividades que causem distração no condutor como, por exemplo, falar ao celular ou se maquiar. Mantenha-se atento a tudo o que acontece ao redor;
  • Se esbarrarem em seu carro, não saia do carro. Tente localizar uma autoridade local, se necessário;
  • Além disso, não ligue o limpador em caso de vidro embaçado. É comum criminosos jogarem óleos ou itens similares para dificultar a visão do condutor. Ao ligar o limpador, a situação fica ainda pior.

Evite o pior

Se ainda assim ocorrer alguma situação inesperada durante a sua viagem, lembre-se: jamais reaja a um assalto. Além disso, na primeira oportunidade, retire-se do local e busque ajuda das autoridades competentes. Sua vida vale mais do que qualquer coisa.

você pode gostar também