Fim do segredo: dispositivo de segurança da nova Amarok é vendido na internet

Veículo conta com outras novidades em nova atualização para o mercado.

A aguardada Volkswagen Amarok 2025 ainda nem chegou ao Brasil, mas já desperta curiosidade em diversos países. Recentemente, a picape foi revelada na Argentina, onde detalhes importantes sobre motorização, design e, principalmente, os novos recursos de segurança vieram à tona.

Dentre esses, um ponto chama atenção: a adoção de um dispositivo simples e acessível, mas que promete melhorar a segurança ao dirigir. Trata-se do Safer Tag, uma tecnologia desenvolvida por uma empresa israelense e adaptada pela Volkswagen para a nova Amarok.

O que é o Safer Tag?

O Safer Tag é um pequeno display em forma de bússola que, na nova Amarok, fica localizado no centro do painel nas versões mais equipadas.

Safer Tag Amarok (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Esse dispositivo emite alertas visuais e sonoros para o motorista, fornecendo informações importantes, como:

  • Aviso de saída de faixa;
  • Alerta de colisão frontal;
  • Indicação de velocidade máxima;
  • Distância em relação ao veículo à frente;
  • Detecção de pedestres na trajetória.

Apesar de oferecer essas funcionalidades, o sistema não intervém diretamente nos freios, na direção ou na aceleração. Ele atua apenas como um auxiliar, cabendo ao motorista a tomada de decisões ao receber os alertas.

O Safer Tag é uma adaptação do Mobileye 8, um dispositivo lançado em 2020 pela Mobileye. Além do display, o sistema é composto por uma câmera e um alto-falante, ambos instalados no para-brisa, atrás do retrovisor interno.

O Mobileye 8 pode ser adquirido pela internet e instalado em praticamente qualquer veículo, o que o torna uma opção interessante para quem busca incrementar a segurança do carro sem investir em um modelo mais caro ou moderno.

Mobileye 8 (Foto: Divulgação)

Embora o Safer Tag traga benefícios em termos de segurança, ele ainda fica atrás de tecnologias mais avançadas presentes em outras picapes do segmento, como a Ford Ranger.

A Ranger, por exemplo, oferece sistemas de assistência à condução que incluem manutenção de faixa, controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência, disponíveis em sua versão topo de linha.

Mudanças Amarok 2025

A nova Volkswagen Amarok 2025 marca o segundo facelift significativo da picape desde seu lançamento em 2010. Produzida na fábrica de General Pacheco, na Argentina, a picape recebeu atualizações visuais e tecnológicas, embora continue sendo da mesma geração original.

Vale destacar que uma nova geração da Amarok, desenvolvida em parceria com a Ford e baseada na Ranger, já é vendida em outros mercados, mas é fabricada exclusivamente na África do Sul.

Visualmente, a nova Amarok se aproxima do design de outros modelos da Volkswagen, como a Saveiro e o Nivus. A versão Extreme, por exemplo, conta com faróis que remetem ao estilo do Nivus, além de uma barra iluminada na grade frontal e o emblema V6 destacado. Na traseira, as mudanças são sutis, com novas lanternas e uma tipografia renovada no logotipo da tampa da caçamba.

Embora as medidas exatas da versão atualizada ainda não tenham sido divulgadas na Argentina, espera-se que a picape mantenha suas dimensões tradicionais: 5,25 metros de comprimento, 1,95 metro de largura, 1,83 metro de altura e 3,09 metros de distância entre eixos. A caçamba possui capacidade para 1.280 litros e suporta uma carga de até 1.105 kg.

Na Argentina, a nova Amarok será oferecida em seis versões: Trendline, Comfortline, Highline, Extreme, Black Style e Hero. Considerando todas as combinações de motores, câmbios e tração, a picape pode chegar a até dez configurações diferentes. Os motores disponíveis incluem:

  • 2.0 TDi Turbo Diesel (140 cv e 35 kgfm)
  • 2.0 TDi Biturbo Diesel (180 cv e 42 kgfm)
  • 3.0 V6 Turbo Diesel (258 cv e 59 kgfm)

As duas primeiras opções podem ser combinadas com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito, além de tração 4×2 ou 4×4. Já a versão V6 vem exclusivamente com transmissão automática e tração integral 4Motion, na qual a primeira marcha atua como uma reduzida para situações de terreno mais difícil.

Embora não ofereça a mesma sofisticação tecnológica que algumas concorrentes, a opção por integrar um sistema acessível e já testado, como o Mobileye 8, mostra que a marca buscou equilibrar inovação e praticidade. Resta agora esperar para ver como o mercado brasileiro reagirá a essa nova versão da icônica picape.

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