Fique esperto e não durma no ponto! Conheça o momento certo para trocar o óleo do câmbio

Substituição do óleo do câmbio não segue as mesmas recomendações de tempo e quilometragem do fluido do motor.

A manutenção regular é um dos principais critérios para manter um veículo em perfeito funcionamento e prolongar sua vida útil. Esse processo muitas vezes inclui a substituição de componentes e fluidos, como pastilhas e óleos lubrificantes, sempre seguindo a recomendação da fabricante.

Em geral, a indicação é a troca do óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou a cada 12 meses, o que ocorrer primeiro. No entanto, quando se trata da reposição do óleo do câmbio, o intervalo adequado pode ser bem diferente e gerar dúvidas nos motoristas.

Qual é o momento de trocar o óleo do câmbio?

Se o carro tem câmbio manual, a troca não é exatamente necessária, já que o lubrificante utilizado nesse tipo de transmissão é desenvolvido para durar “para sempre”. Isso significa que o condutor não precisa se preocupar com isso em intervalos regulares.

No entanto, alguns especialistas afirmam que o câmbio pode liberar pequenas partículas metálicas que contaminam o óleo ao longo do tempo, o que torna a troca necessária. Mesmo assim, a maioria concorda que a troca do fluido do câmbio manual é opcional.

Para tomar uma decisão, a melhor solução para o proprietário é verificar regularmente o nível do lubrificante a fim de observar se algum ajuste é necessário.

Câmbio automático

No caso dos automóveis com câmbio automático, a substituição do fluido é recomendada em intervalos específicos, os quais devem ser consultados no manual do proprietário. Geralmente, o processo leva mais tempo do que a troca do óleo do motor.

A necessidade do motor é maior devido às condições extremas de trabalho, já que ele opera em temperaturas e pressões internas muito altas. Por isso, os aditivos presentes no óleo costumam perder sua eficácia em menos tempo. A troca do óleo no câmbio automático depende de fatores como o tipo de caixa e o produto utilizado.

Para evitar danos em componentes internos da transmissão, é importante consultar o intervalo de troca recomendado pela montadora.

você pode gostar também