Fique longe deles! 4 câmbios automáticos problemáticos para manter distância
Câmbios automáticos no Brasil enfrentam falhas e altos custos de manutenção. Pesquise antes de comprar.
No Brasil, a popularização das transmissões automáticas foi acompanhada por desafios e reclamações dos motoristas. Muitos câmbios automáticos e automatizados tornaram-se conhecidos pelas falhas frequentes, comprometendo a experiência de quem buscava conforto ao dirigir.
A busca pelo carro ideal requer atenção aos detalhes, especialmente em relação à transmissão. Problemas como trancos e vazamentos são comuns em algumas caixas de câmbio específicas, que, mesmo fora de linha, ainda circulam no mercado de usados.
Para evitar dor de cabeça, confira a lista de câmbios automáticos que já foram alvo de críticas e quais cuidados devem ser tomados ao considerar a compra de um veículo equipado com tais tecnologias.
4 câmbios automáticos que geralmente dão problema
1. Chevrolet Easytronic: alta manutenção
Foto: Divulgação/Chevrolet
A caixa Easytronic da Chevrolet, apesar de ser pioneira no segmento, é conhecida por travamentos e trepidações. Os reparos podem ultrapassar R$ 5 mil, onerando os proprietários de modelos como Agile e Meriva.
2. PSA AL4: problemas crônicos
Foto: Divulgação/Renault
Presente em veículos da Peugeot e Citroën, a transmissão AL4 sofre de imprecisões e patinagens. Soluções incluem reinicializações e troca de módulos, custando a partir de R$ 1.500.
3. Fiat Dualogic: persistência no erro
Foto: Divulgação/Fiat
O Dualogic da Fiat, apesar de sua evolução para GSR, continua a apresentar falhas. Problemas no sensor de detecção de marcha motivaram recalls, afetando modelos como Linea e 500.
4. Volkswagen i-Motion: trocas bruscas
Foto: Divulgação/Volkswagen
O i-Motion, presente em modelos da Volkswagen como Fox e Polo, ficou notório pelas trocas de marcha bruscas. Problemas como vazamento no atuador da embreagem e embreagem patinando são recorrentes, elevando os custos de manutenção.
Outras transmissões problemáticas
- Toyota Etios U442E: apesar da robustez, apresenta “buracos” nas trocas.
- Renault Easy’R: descontinuado após críticas por falta de precisão.
Ao considerar a compra de um carro automático usado, pesquise o histórico do veículo. Verifique se as manutenções e recalls foram realizados. Em alguns casos, optar por um modelo manual ou por câmbios automáticos mais novos pode ser mais seguro.
Os custos de reparo das transmissões problemáticas podem ser altos, transformando o conforto desejado em um pesadelo financeiro. Planeje cuidadosamente antes de finalizar sua compra.