Flopou! Cinco tecnologias automotivas que não vingaram por aqui
Existem inovações que vieram para ficar e outras que caem no esquecimento. Venha conhecer cinco tecnologias automotivas que não conquistaram o mercado brasileiro.
O mercado automotivo está em constante evolução, com novas tecnologias e sistemas surgindo a cada ano. No entanto, nem todas as inovações são bem-sucedidas e algumas acabam até dificultando a vida dos usuários.
O News Motor reuniu cinco exemplos de tecnologias que foram apresentadas como grandes inovações no Brasil, mas que não conquistaram o público.
5 tecnologias automotivas que não deram certo
1. Volante fixo do Citroën C4
Lançado em 2006, o C4 da Citroën apresentava um volante com cubo fixo, onde apenas o raio girava. Os comandos acompanhavam a central fixa do volante, o que dificultava alguns acionamentos. Assim, apesar de o sistema ter ganhado destaque no material publicitário do veículo na época de seu lançamento, ele nunca conquistou o coração dos brasileiros.
2. Motor Tetrafuel do Fiat Siena
Em 2006, a Fiat lançou o Siena Tetrafuel, um modelo que podia rodar com quatro combustíveis diferentes: etanol, gasolina brasileira (com 25% de etanol), gasolina pura e GNV (Gás Natural Veicular). Seu público-alvo eram os taxistas, e a ideia até que durou bastante, visto que o Tetrafuel ficou por aqui até 2016, quando o Siena saiu de linha.
Apesar da proposta inovadora, o carro não teve grande sucesso em comparação com as outras versões do modelo.
3. Hyundai Veloster de três portas
O Veloster chegou ao Brasil em 2011 com um design ousado: três portas, sendo duas na frente e uma no lado direito traseiro. A falta de praticidade no dia a dia, que dificultava o embarque e desembarque de passageiros, fez com que o modelo saísse de linha em 2014.
4. Câmbio automatizado de embreagem única
Na década de 2000, os câmbios automatizados de embreagem única eram populares no Brasil. Quase todas as montadoras adotaram o sistema, basta lembrar dos Dualogic, iMotion, Easy’r, Easytronic, por exemplo.
No entanto, os trancos nas trocas de marcha e a menor durabilidade, em comparação aos câmbios automáticos tradicionais, fizeram com que essa tecnologia fosse abandonada pelas fabricantes.
5. Comandos Touch da Volkswagen
Em 2017, a Volkswagen introduziu comandos touchscreen no volante de alguns modelos. A intenção era trazer modernidade e facilitar o uso do sistema multimídia, mas os comandos eram acionados involuntariamente e geravam confusão e insatisfação entre os motoristas.
Com isso, em 2022, a fabricante alemã voltou atrás, dando um fim a esse sistema e passando a usar somente comandos por botões físicos novamente.