Fora de moda: 5 carros que já fizeram sucesso, mas hoje são bregas
Itens que faziam sucesso no mercado automobilístico e que, agora, são tidos como cafona pelo público.
A verdade é que a moda é cíclica e o que hoje é tido como hype, amanhã pode ser cringe ou mesmo cafona, como dizem os mais velhos. Essa premissa também tem validade para o mercado automotivo. Assim, carrocerias ou estilos que já foram a sensação do momento, hoje não consegue espaço no mercado ou sequer ainda são fabricados.
Há, inclusive, modelos que as marcas rejeitam a ideia de voltar a produzi-los. Sendo assim, veja cinco tipos de carro que já fizeram muito sucesso, mas que não fazem mais sentido no mercado atual.
1- Carro de duas portas
Teve uma época, no Brasil, que carro de quatro portas era “coisa de taxista”. Assim, as marcas precisaram desenvolver modelos duas portas para atender ao mercado brasileiro. Um claro exemplo disso é o VW 1600 ou “Zé do Caixão”, que foi um fracasso de vendas, assim como o Fiat Tempra, que só teve versão duas portas por aqui.
Contudo, o jogo virou. Nas linhas de produção atuais não há sequer um carro produzido no Brasil com versão duas portas. Isso excluindo, claro, as picapes de cabine simples. Nem mesmo as versões esportivas de hatches escaparam dessa padronização. O único modelo que foge à regra é o Mini Cooper.
2- Peruas
Apesar de ainda fazer muito sucesso na Europa, as peruas são tidas como algo brega em terras tupiniquins. Tanto que nenhuma montadora fabrica peruas no Brasil, além de que são poucos os modelos de importação com essas características. De maneira geral, são sempre versões esportivas e com alto valor de mercado.
Esse fenômeno se dá por conta da chegada das minivans e dos SUVs, que hoje dominam o mercado. A perua trazia mais porta-malas, mas seguia com o problema do espaço apertado dos hatches. Como os SUVs possuem mais espaço, assim como porta-malas grandes, tornou-se preferência nacional.
3- Minivans
No início dos anos 2000, minivans estavam no auge da moda. No entanto, novamente os SUVs vieram para roubar essa fatia de mercado. Se antes as minivans agradavam ao gosto do brasileiro, hoje só saem das concessionárias por necessidade de quem precisa do modelo para trabalhar. Prova disso é que hoje só existe uma minivan à venda em nosso país, o Chevrolet Spin. Foi assim que carros de sucesso como, por exemplo, o Citroën Picasso, Renault Scénic e Meriva desapareceram do mercado.
4- Aventureiros com estepe pendurado
Hoje, apenas o Renault Stepway, o Chevrolet Spin Activ e Fiat Argo Trekking seguem com essa estética. Contudo, no passado, antes dos hatches serem convertidos em SUVs, era item de moda ter carro com o estepe pendurado.
Vale lembrar do sucesso do Volkswagen CrossFox, Fiat Doblò Adventure e até mesmo o Chevrolet Spin antes da reestilização. Todos eles possuíam o estepe pendurado, que agora é sinônimo de insegurança e cafonice.
5- Sedã médio ou SUV manual
Esqueça os sedãs médios ou SUVs com pedal de embreagem. No mercado de usados, esses modelos seguem encalhados. Tanto que atualmente não há sequer um sedã médio com transmissão manual zero km à venda no país. Já quando se trata dos compactos, eles só se salvam porque existem modelos 1.0, que são mais acessíveis.
No universo dos SUVs, só existem três com câmbio manual no Brasil: o Fiat Pulse, Renault Duster e Suzuki Jimny.