Ford deve incorporar tecnologia usada pela Tesla em novos carros elétricos
Sistema elétrico utilizado em carros da montadora de Elon Musk é considerado revolucionário pela indústria.
A Ford vazou informações sobre a inclusão de uma nova tecnologia em seus carros elétricos. Em uma troca de mensagens na internet entre o CEO da marca, Jim Farley, e o dono da Tesla, Elon Musk, o primeiro antecipou a chegada de um novo sistema nos modelos a bateria.
O recurso é considerado revolucionário pela indústria e está presente em lançamentos como a picape Cybertruck. Na rede social X, antigo Twitter, Farley deu a entender que a montadora norte-americana vai adotá-lo nos lançamentos dos próximos anos.
Segundo o executivo, a próxima geração de elétricos da Ford seguirá “caminho semelhante” ao da Tesla com a Cybertruck no que diz respeito ao uso do sistema elétrico de 48 volts. Para os especialistas, a tecnologia é um dos maiores avanços do segmento nos últimos anos.
Custo e vantagens
O sistema de 48V ainda não teve a adesão esperada por conta do seu alto custo. A maioria dos fornecedores do setor automotivo ainda focam nos sistemas de 12V e resistem à transição para o primeiro devido ao grande investimento necessário. Como a Tesla produz boa parte dos seus componentes, a migração tem sido mais fácil para a empresa de Elon Musk.
Uma das grandes vantagens da arquitetura nova é o uso de chicotes elétricos mais finos, leves e baratos em relação à estrutura mais comum (12V). Essa característica permite que corrente percorra o veículo, ampliando a capacidade de alimentar os componentes.
Usar o sistema de 48 volts diminui os custos com material físico e ajuda a reduzir o peso do veículo. A Cybertruck é maior que a Rivian R1T, mas pesa menos.
Nova geração de elétricos
Tudo indica que a novidade será incorporada à próxima geração de elétricos da Ford, que promete ser ainda mais simplificada, única e dedicada. As grandes expectativas são a chegada da F-150 Lightning em 2025 e do Mustang Mach-E em 2026, assim como o Explorer EV e o sucessor do Escape, que ainda não possuem previsão de lançamento.