Ford revela tecnologia que carrega carros elétricos enquanto dirige

A montadora Ford está investigando maneiras de carregar os veículos elétricos durante a condução.

Um recente registro de patente da Ford pode abalar o mundo automobilístico. Ele sugere que a montadora está investigando maneiras de carregar os veículos elétricos durante a condução.

O registro foi publicado pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) em 20 de julho de 2023. O documento é intitulado “Roadway Charging Coil Alignment and Monitoring”, Em suma, trata do carregamento indutivo sem fio para movimentação veículos. A tecnologia também é conhecida como carregamento sem fio dinâmico.

Embora a adoção tenha sido lenta, os sistemas de carregamento sem fio/indutivo não são novos. Em 2020, a SAE International, anteriormente conhecida como Society of Automotive Engineers, anunciou os primeiros padrões globais para carregamento sem fio de veículos elétricos de até 11 kw.

Este método de carregamento usa bobinas montadas em um transmissor (conectado a uma fonte de eletricidade) que envia energia para um receptor montado no veículo.

Neste registro de patente, porém, a Ford discute a incorporação de bobinas de carregamento indutivo em uma superfície de estrada. Em suma, isso permite que os veículos carreguem sem fio enquanto dirigem.

Para fazer isso, o receptor de um veículo seria alinhado com uma linha de bobinas, o que exigiria que o motorista seguisse um caminho preciso, potencialmente auxiliado por câmeras ou outros sensores.

Como funciona

Confiar na ação da direção ainda deixa espaço para desalinhamento do carro e das bobinas de carregamento na estrada, o que reduz a eficiência do carregamento, de acordo com a Ford.

A solução proposta pela montadora é equipar os veículos com radar de penetração no solo para localizar as bobinas. Os dados do radar seriam então alimentados em um sistema de controle. Ele ajustaria automaticamente a direção para alinhar com precisão as bobinas na estrada com o receptor do veículo.

Realidade

Um pedido de patente não é prova de planos do mundo real. Contudo, o carregamento sem fio em movimento já foi testado antes. Em 2017, a Renault e a Qualcomm anunciaram ter carregado um carro a 80 km/h em uma pista de testes.

Em 2020, o hardware de carregamento sem fio da empresa israelense Electreon foi usado para carregar caminhões em movimento em um curto trecho de uma estrada sueca. Já a Toyota acredita que o carregamento sem fio dinâmico pode até permitir baterias menores em futuros veículos elétricos.

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