Fox tem produção encerrada e T-Cross atinge 200.000 unidades fabricadas no Brasil

Após inúmeros rumores, a marca finalmente confirmou oficialmente a descontinuação do Fox após 18 anos no mercado brasileiro.

O Fox era um daqueles carros “difíceis de matar”. Foram inúmeros rumores de descontinuação até que isso se tornasse realidade.

Dias atrás, vários meios de comunicação divulgaram uma fotografia que mostra uma unidade Tornado Red com uma placa no para-brisa que dizia “Parabéns a todos pelo seu trabalho! em um tom claro de despedida.

Na época, a marca negou, mas na quarta-feira veio a confirmação oficial da marca. A unidade em questão é um Fox Xtreme, uma das duas versões – junto com o Connect – que foram mantidas em produção na fábrica de São José dos Pinhais.

Motivo

Qual foi o motivo que levou a empresa alemã a encerrar o hatchback? Nesse caso, os motivos passaram a ser decisivos: por um lado, a escassez de semicondutores, como em muitas outras empresas automotivas, obrigou a empresa a simplificar a gama e o portfólio de versões de cada modelo.

Além disso, nesse sentido, a crise dos componentes obrigou a versão Connect – que recebeu esse nome por seu sistema multimídia – a sair de fábrica sem este equipamento. O outro motivo, que acabou dando o golpe final, é que com a entrada em vigor da nova regulamentação do Proconve PL7, o motor a gasolina 1.6 8V de 101 cv deve ser descontinuado.

No comunicado oficial, a firma de Wolfsburg descontinuou o Fox destacando seu desempenho comercial ao longo de seus 18 anos de história. Foram produzidas mais de 1,8 milhão de unidades, das quais 1,3 milhão foram vendidas no mercado brasileiro e o restante foi destinado à exportação.

Como um retrato claro das tendências do setor, a produção do hatchback coincidiu precisamente com a marca de 200.000 unidades produzidas para o T-Cross, um dos SUVs mais vendidos no Brasil.

A esse respeito, Leandro Lemos de Oliveira, gerente da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, afirmou: “Desde o seu lançamento em 2003, o Fox foi produzido exclusivamente na fábrica do Paraná e ao longo desses 18 anos se consolidou muito como modelo amado pelos colaboradores e desejado pelos clientes. O T-Cross segue o mesmo caminho e é motivo de orgulho ver como um produto de nossa fábrica se tornou um campeão de vendas no Brasil e no exterior”.

você pode gostar também