Fracassados! Conheça 20 carros que não se deram bem no Brasil
Modelos de grandes fabricantes internacionais estão entre os maiores fracassos de vendas do país nos últimos anos.
O mercado automotivo não é muito diferente do mundo do entretenimento. Enquanto alguns filmes, artistas e programas de TV fazem um sucesso estrondoso com o público, outros não convencem ninguém e acabam sendo considerados verdadeiros fracassos. Com os carros também é assim.
Apesar dos anos de estudo pelas montadoras antes do lançamento de um novo veículo, tudo pode ir por água abaixo quando os compradores de um determinado país não aceitam bem o modelo. Esse ainda é um fenômeno um pouco difícil de prever, já que gosto é sempre particular.
Desde o início dos anos 2000, certos veículos lançados por grandes marcas mundiais não se deram nada bem no Brasil. Alguns começaram até bem nas vendas, mas logo entraram em profunda decadência. Outros nem mesmo tiveram um momento de glória.
20 carros que fracassaram no Brasil
1. Citroën AirCross
Apesar de ser um carro que não agrada nem quem quer um SUV, nem quem busca um hatch, o Citroën AirCross continua em linha no Brasil. Com design desajeitado e características de diferentes categorias, o francês não agrada nem pela rejeição à marca, nem pela falta de beleza.
2. Peugeot 208
Lançado por aqui em 2013, o modelo começou a ter queda nas vendas logo após o primeiro ano após sua chegada. Mesmo assim, ele foi mantido em linha por sete anos pela montadora, e só deixou de ser produzido no início de 2024 para dar lugar à nova geração que estreou em setembro do ano passado.
3. Chevrolet Agile
Estreante no Brasil em 2013, o hatch importado da Argentina parou de ser vendido por aqui apenas um ano depois. O motivo? Além de seu concorrente ser o queridinho Onix, o modelo usava a plataforma antiga do Corsa e tinha um design considerado pouco atraente.
4. Chevrolet Captiva
O Chevrolet Captiva é mais um carro da marca que não fez muito sucesso, sobretudo com o lançamento de novos SUVs renovados, como o Tracker em 2013. Apesar do fracasso, o carro conseguiu se manter no mercado nacional por quase dez anos, de 2008 a 2017.
5. Chevrolet Sonic
Fechando a tríade da Chevrolet, o sedã Sonic desembarcou da Coreia do Sul, mas em 2012 começou a ser importado do México. Suas vendas foram prejudicadas pelo Cobalt e também pelo Onix. Para se ter ideia, os emplacamentos do modelo representavam cerca de 10% das vendas do Onix em setembro de 2014.
Veja outros modelos que fracassaram:
- 6. Hyundai Veloster
- 7. Kia Rio
- 8. Nissan Murano
- 9. Nissan Tiida Sedan
- 10. Peugeot Hoggar
- 11. Fiat Linea
- 12. Renault Duster Oroch
- 13. Renault Symbol
- 14. Toyota Yaris Sedan
- 15. Troller Pantanal
- 16. Volkswagen Bora
- 17. Volkswagen Eos
- 18. Volkswagen UP!
- 19. Ford Fiesta Sedan
- 20. Ford Focus Fastback