Fusca não é fusca: 2 carros que ninguém chama pelo nome certo há décadas

Quando os nomes de carros são adaptados, eles podem ganhar apelidos que se tornam mais conhecidos do que os oficiais.

O nome de um carro escolhido pela fabricante muitas vezes não é o que realmente “pega” no mercado. Assim como pessoas que têm apelidos que fogem do nome oficial, alguns veículos são chamados por outros títulos que acabam se tornando mais populares.

Embora o batismo seja pensado pela marca para impactar os compradores e ficar fixado na mente, nem sempre a estratégia dá muito certo. O ponto positivo é que os clientes criam alcunhas únicas – e criativas – que de vez em quando trazem ainda mais destaque ao modelo.

Pensando nisso, listamos dois exemplos de carros da Volkswagen que são conhecidos por um nome “errado” ou apelido que virou sinônimo de identidade. Confira:


1. Volkswagen Zé do Caixão

Foto: Divulgação/Volkswagen

Batizado oficialmente de Volkswagen 1.600 (ou “mil e seiscentos”, em vez de “miliseiscentos”), esse modelo alemão é carinhosamente chamado de Zé do Caixão. O apelido surgiu a partir do seu visual quadrado e das quatro portas, que na época do lançamento eram associadas a veículos de taxista.

O nome “Zé do Caixão” fez tanto sucesso que, atualmente, até a própria VW o utiliza para se referir a este clássico. Por outro lado, o carro não foi muito bem recebido no Brasil, embora no exterior que esteja começando a chamar a atenção dos colecionadores de carros antigos.


2. Volkswagen Fusca

Foto: Divulgação/Volkswagen


Você sabia que o icônico Volkswagen Fusca era conhecido oficialmente como Type 1 ou Sedan? Ele ganhou o apelido “Fusca” no Brasil devido à dificuldade de pronunciar o nome escolhido pela montadora.

O termo foi uma adaptação da pronúncia da marca alemão, já que o som de “VW” em alemão soava como “fulque” ou “fulca”. Considerando a criatividade inerente ao brasileiro, em pouco tempo a palavra se transformou em Fusca.

Esse acabou se tornando o nome oficial do icônico em vários países, sendo até estampado na tampa traseira da terceira geração. Lá pela década de 1980, as alcunhas Type 1 e Sedan foram oficialmente abandonadas pela fabricante.

você pode gostar também