Fusca, Uno e Opala: quanto custariam hoje os carros dos anos 80?

Com base em dados do Banco Central, descubra qual seria o preço de modelos que fizeram sucesso na década de 1980 nos dias atuais.

Nos anos 90, o então presidente Fernando Collor de Mello abriu o mercado brasileiro para importações, o que ampliou as opções de carros disponíveis para a população. Antes disso, os automóveis da década de 1980 tinham conquistado o carinho dos motoristas, e por isso alguns deles continuam até à venda no segmento de usados.

Muita gente já deve ter se perguntado quanto custaria um modelo como os que fizeram sucesso nos anos 80 caso fosse vendido hoje. Para responder a essa pergunta, nos baseamos em dados do Banco Central do Brasil para fazer a conversão dos valores.

Qual seria o preço de um carro dos anos 80 hoje?

Os escolhidos foram modelos icônicos que marcaram uma geração: Volkswagen Fusca, Fiat Uno, Chevrolet Opala, Toyota Bandeirante e Gurgel Itaipu. Veja quanto eles custariam em 2021, ano utilizado como referência para a conversão de valores:

1. Gurgel Itaipu

Foto: Reprodução


O carro 100% brasileiro era uma van de porte médio desenvolvida na década de 1970 com motor elétrico de 11 cv e autonomia de 127 km. Ele era vendido por Cr$ 29.852.000 (cruzeiros) em 1985, equivalente a cerca de 179,2 salários mínimos, que era Cr$ 166.560 na época.

Com base na conversão de moedas criada pelo BC, esse valor representaria aproximadamente 111,6 salários mínimos em 2021, quando a referência era de R$ 1.212. Assim, o veículo poderia parar na sua garagem pela bagatela de R$ 135.260.

2. Toyota Bandeirante

Foto: Reprodução

O único SUV da lista tinha preço sugerido de Cr$ 30.932.300 no ano de 1985, ou 185,7 salários mínimos da época. Convertendo essa grana para o piso nacional de 2021, o custo do Toyota Bandeirante nos dias atuais ficaria na casa dos R$ 140.110.

3. Fiat Uno

Foto: Reprodução


Vendido em 1985 por Cr$ 15.937.220, o Uno era o carro de entrada da Fiat no Brasil. Por isso, custava “apenas” Cr$ 15.937.220, ou cerca de 95,7 salários mínimos da época. Se fosse fechar a compra em 2021, o modelo mais em conta sairia por cerca de R$ 72.235 (59,6 SMs).

4. Chevrolet Opala

Foto: Reprodução


O objeto de desejo da maioria dos motoristas dos anos 80 tinha versões sedã, perua e até cupê. Naquela época, o Chevrolet Opala custava Cr$ 25.563.162 (153,5 salários mínimos) na versão mais básica e até Cr$ 48.251.842 na configuração Diplomata 4.1, com motor de 6 cilindros.

Ao converter as moedas para a referência de salário mínimo em 2021, temos preços atualizados de R$ 115.870 (95,6 SMs) e R$ 218.644 (180,4 SMs).

5. Volkswagen Fusca

Foto: Reprodução

O icônico carro era o modelo mais barato do começo do ano de 1985, disponível por Cr$ 12.016.576, ou cerca de 72,1 salários mínimos da época. Se o Fusca novo fosse vendido em 2021, seriam necessários aproximadamente 44,9 pisos nacionais para cobrir o plano de pagamento de 72 meses. Atualizando a moeda, ele custaria por volta de R$ 53 mil.

você pode gostar também