Garagens com carregadores para veículos elétricos têm novas regras
São Paulo implementa novos padrões de segurança para recarga de veículos elétricos em edifícios, com impacto nacional.
Nas próximas semanas, o estado de São Paulo anunciará uma nova norma visando à segurança na recarga de veículos elétricos em edifícios. A medida estipulará a obrigatoriedade da instalação de chuveiros automáticos, sensores de fumaça e sistemas de exaustão em garagens equipadas com carregadores.
Resultado de 15 meses de análises pelo Corpo de Bombeiros do estado, a iniciativa busca estabelecer padrões mínimos para a segurança em meio ao crescente uso de veículos elétricos no Brasil.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Fundabom, a Ligabom e os sindicatos da construção civil contribuíram significativamente para a formulação dessa normativa, que poderá servir de modelo para outros estados.
Requisitos para carregadores em novos edifícios
Edifícios novos que possuam pontos de recarga deverão implementar sistemas de sprinklers, sensores de calor e ventilação apropriada. Locais mais antigos terão de se adaptar a normas específicas, adequadas à estrutura existente.
A norma, atualmente em sua fase final, está prestes a ser divulgada, segundo o coronel Max Alexandre Schroeder.
Colaborações e testes
Uma portaria lançada em abril de 2024 iniciou o processo, envolvendo consultas públicas e ensaios controlados.
Um laboratório em Franco da Rocha (SP) foi construído para realizar testes práticos com incêndios em veículos elétricos e em ambientes fechados. A ABVE teve papel crucial ao possibilitar esses testes em condições reais.
Capacitação e adoção nacional
Mais de 200 bombeiros de diversas regiões do Brasil participaram de treinamentos especializados. Segundo o major Ronaldo Ribeiro, a aplicação de técnicas adaptadas à realidade nacional já permitiu uma redução de 25% no uso de água em casos simulados.
Nos próximos meses, a norma estadual de São Paulo poderá ser adotada por todos os corpos de bombeiros do país.
A padronização também afetará diretamente a autorização para a instalação dos carregadores, já que as edificações que não cumprirem as exigências poderão ter a instalação vetada. Medidas anteriores, como baias com paredes corta-fogo, foram abandonadas devido à resistência de montadoras e entidades de construção.
Com o avanço da eletromobilidade, essas mudanças são fundamentais para garantir operações seguras e eficientes, não apenas em São Paulo, mas em todo o território nacional.