Gasolina tem prazo de validade ou posso usar para sempre?

Substância usada para alimentar o motor de carros a combustão pode passar por um processo de oxidação e estragar.

O Brasil e diversos países do mundo estão passando por um processo de eletrificação da sua frota, mas a maioria dos veículos continua sendo movida a combustão. Para quem tem costume de deixar o carro na garagem por meses sem usar ou de comprar combustível e deixar guardado, uma pergunta importante é: a gasolina tem prazo de validade?

Infelizmente sim. O combustível tem vida útil média de seis meses a um ano quando armazenado em um reservatório limpo, sem contato com ar ou calor. Porém, quando o produto está exposto à umidade, oxigênio ou contaminação, sua duração vai de um a três meses.

Por que a gasolina ‘vence’?

A gasolina usada para abastecer os veículos não é uma substância pura, mas sim uma mistura com etanol, que pode corresponder até 27% do volume total. Além disso, o produto em si é uma composição de diferentes tipos de hidrocarbonetos, moléculas compostas por hidrogênio e carbono.

Essa característica faz com que a substância seja suscetível à oxidação, já que seus alcenos — hidrocarbonetos com duas ligações entre os átomos de carbono — formam uma meleca ao entrarem em contato com o oxigênio. É ela que entope o motor, prejudica a performance do carro e ainda provoca um cheiro desagradável.

Foto: Shutterstock

Já os hidrocarbonetos mais leves, aqueles que entram em combustão primeiro após a partida, evaporam. Assim, pode ser bem complicado fazer um automóvel com combustível velho funcionar.

Também existe a questão do etanol, que é hidrofílico e “absorve” a umidade do ar. Ao incorporar mais água, o líquido corrói o tanque de combustível e facilita o desenvolvimento de microrganismos que formam sedimentos.

Portanto, a gasolina começa a perder suas propriedades logo que entra em contato com o ambiente. Esse processo pode ser atrasado com adição de estabilizantes que atuam contra a oxidação do combustível, mas, ainda assim, a duração não ultrapassa dois ou três anos.

você pode gostar também