Gêmeos? Versão 100% elétrica do Ford EcoSport esteve na linha da BYD há anos

SUV elétrico da montadora chinesa já fora de linha, mas ainda impressiona pela semelhança com o Ford EcoSport.

Há menos de uma década, as montadoras chinesas ainda apostavam na cópia de modelos de marcas internacionais famosas para rechear suas linhas. Como podemos ver agora, com BYD e GWM, a estratégia mudou e elas passaram a investir em desenho original e identidade visual.

Os carros da BYD, por exemplo, nunca foram confundidos pelos brasileiros com os de outras fabricantes. No entanto, o passado da empresa nos conta que ela já fabricou uma espécie de “clone” elétrico do Ford EcoSport.

Em 2025, quando se lançou no segmento de SUVs compactos, a chinesa teve como grande inspiração o Ford EcoSport, pioneiro na categoria. A “cópia” do modelo foi inicialmente batizada de BYD S1, mas recebeu posteriormente o nome de Yuan, um EcoSport de segunda geração com mais semelhanças do que originalidade.

Para não dizer que o carro não tinha a personalidade da marca, a dianteira apresentava um estilo mais exagerado e mais cheio de linhas do que o original, parte da antiga identidade visual abandonada pela BYD. Além disso, as linhas laterais eram bem parecidas com as do Ford, mas com menos volume.

O que denunciava o Yuan como um “EcoSport da China” era a traseira. O desenho feito no Brasil pela montadora norte-americana foi descaradamente copiado, como o visual das lanternas, o estepe pendurado, o vidro conectado com a lateral e até a maçaneta disfarçada na lanterna traseira.

Como se não bastassem todas essas referências, o primeiro BYD Yuan tinha medidas próximas ao modelo no qual foi inspirado: 4,26 m de comprimento, 1,69 m de altura e 1,76 m de largura. A diferença era de 6 cm a mais no comprimento e 6 cm a menos na largura.

Os motores também eram os mesmos que o Ford EcoSport usava, um 1.5 de quatro cilindros aspirado. No entanto, o carro chinês dispunha de uma variante turbo e de outra 100% elétrica, mas nunca ofereceu tração 4×4 como o original. O câmbio era CVT ou manual de cinco marchas.

Novas fases: S1, S2 e Pro

O modelo começou a ser fabricado em 2015, mas já está fora da linha da BYD na China. Durante sua vida, o EcoSport chinês passou por algumas fases nas quais as mudanças se concentraram principalmente no nome.

Ele foi chamado de S1 em 2015 e 2016, durante a fase de produção, mas logo recebeu o título de Yuan. Em 2019, o S retornou no BYD S2, uma versão totalmente elétrica e sem estepe pendurado.A variante 100% elétrica foi lançada em 2018, após uma reestilização, com autonomia de 305 km. Com o objetivo de encaixar o modelo na linha Dinastia, a montadora modificou a dianteira para trazer mais elegância e alterou a grade frontal.

O carro passou por uma nova fase em 2021, quando foi rebatizado de Yuan Pro e perdeu todas as versões a combustão, restando apenas a elétrica com motor de 138 cv e autonomia de 401 km. No mesmo ano, o Yuan Plus foi lançado como substituto, e o modelo foi descontinuado na China, mas segue disponível em outros mercados.

você pode gostar também