General Motors desenvolve pedal de embreagem para carros elétricos do futuro
Grupo projeta patente de pedal de embreagem de seus próximos modelos elétricos para aumentar o prazer na direção.
O câmbio automático é um recurso cada vez mais popular no Brasil e já corresponde a 40,4% do mercado de novos, seguido das transmissões continuamente variáveis (CVT), com 24,4% de participação. Contudo, apesar da facilidade, os motoristas mais puristas sentem falta do prazer de dirigir.
Esse público encontra ainda menos opções no segmento de elétricos, onde os modelos não possuem câmbio e ainda usam frenagem regenerativa, restando apenas a necessidade de usar o pedal do acelerador enquanto o indivíduo conduz o carro.
Para tornar a direção dos carros elétricos mais prazerosa, a General Motors (GM) quer criar um carro elétrico manual. Segundo informações da Motor Authority, a empresa já teria até submetido as patentes do sistema.
Carro elétrico manual
Com o novo conjunto, as transmissões encontradas em veículos elétricos de alto desempenho poderiam ficar melhores. Isso porque, segundo a GM, a inclusão da embreagem evitaria “instabilidades no motor elétrico”.
O sistema é mais simples do que o de transmissões automáticas em motores a combustão, porque os motores elétricos precisam de menos mudanças de marcha. Por isso, segundo a publicação, a embreagem melhoraria a “eficiência e o desempenho” dos veículos, dando ao motorista o “controle preciso” sobre o seu funcionamento.
Ainda não há data ou informações mais precisas sobre o lançamento dessa tecnologia, especialmente porque a venda de automóveis manuais está em queda no mundo inteiro.
Vale lembrar que a Toyota apresentou uma série de pedidos de patente de transmissão manual para veículos elétricos ainda em 2022. Os documentos descrevem um câmbio e um pedal de embreagem que não estão conectados ao motor elétrico, mas podem influenciar seu funcionamento por meio de software. Os sensores detectam a posição da embreagem e do câmbio, enquanto um controlador altera a velocidade do motor para simular a operação de uma transmissão manual.