GM quer permitir que você dirija sem nem olhar ou tocar no volante

GM anuncia a direção autônoma "hands off, eyes off", revolucionando a mobilidade.

A General Motors prepara uma virada tecnológica que promete redefinir a condução autônoma. A montadora revelou a nova geração de recursos inteligentes voltados à direção “hands off, eyes off”, capaz de permitir que o motorista tire as mãos do volante e desvie o olhar da pista.

A estreia está marcada para o Cadillac Escalade IQ, em 2028, marcando um salto decisivo na jornada rumo à autonomia plena.

O avanço é sustentado por anos de experiência com o Super Cruise, sistema lançado em 2017 que inaugurou a condução sem uso constante das mãos. Desde então, a GM vem acumulando milhões de quilômetros de dados reais, refinando algoritmos e sensores para elevar a precisão e a segurança.

Ao integrar inteligência artificial, poder de processamento e conectividade de ponta, a estratégia da empresa une hardware, software e serviços digitais. O resultado é um ecossistema automotivo preparado para decisões cada vez mais independentes, reforçando o posicionamento da montadora entre as líderes globais da mobilidade inteligente.

Foto: Reprodução

Direção autônoma no uso real

Em rodovias, a GM pretende liberar o condutor para atividades como assistir a um filme enquanto o veículo conduz. Uma luz turquesa sinaliza operação sem intervenção, aumentando a confiança do usuário.

Por outro lado, a empresa enfatiza a progressão responsável antes da disponibilidade ampla.

O Super Cruise está presente em 23 modelos e soma 1.127 milhões de quilômetros com o sistema viva-voz, sem acidentes atribuídos ao recurso, segundo a GM. Ademais, a Cruise treina modelos de IA em mais de oito milhões de quilômetros de condução autônoma.

Em paralelo, sua simulação executa cenários virtuais e alimenta programas de última geração da General Motors.

Arquitetura técnica e fusão de sensores

A abordagem abandona visão exclusiva e combina LiDAR, radar e câmeras para construir a percepção do ambiente. Dados reais de condução orientam o modelo de decisão, enquanto simulações de alta fidelidade validam situações raras ou perigosas.

Assim, a GM persegue segurança, confiabilidade e capacidade sem exigir olhar constante para a via.

IA embarcada com Google Gemini e evolução própria

A partir do ano que vem, veículos da GM contarão com IA conversacional baseada no Google Gemini para interações naturais. Desse modo, motoristas poderão redigir e enviar mensagens, além de planejar rotas com contexto, como achar recarga perto da cafeteria favorita ou preparar uma reunião em qualquer lugar.

No futuro, a montadora planeja uma IA personalizada que usa inteligência de bordo e se conecta ao OnStar. O sistema exibirá informações como manutenção futura e horário ideal para o trajeto.

Com permissão do condutor, também explicará recursos como dirigir com um pedal, antecipará falhas, pré-condicionará o carro e sugerirá restaurantes conforme preferências e rotas anteriores.

você pode gostar também