Golf ganha nova cidadania e pode FINALMENTE chegar ao Brasil sem taxas

Volkswagen transferirá a produção do Golf da Europa para o México, tornando a importação para o Brasil economicamente viável.

A Volkswagen anunciou uma mudança estratégica significativa em sua produção automobilística. O icônico modelo Golf, anteriormente produzido na Europa, terá parte de sua fabricação transferida para a unidade de Puebla, no México.

Ao que tudo indica, essa mudança permitirá que o veículo chegue ao Brasil sem a cobrança de impostos de importação. Esta decisão é resultado de intensas negociações entre a empresa alemã e os sindicatos locais.

A fábrica de Puebla é a maior unidade automotiva do México e desempenha um papel crucial na nova estratégia da Volkswagen. Com 300 hectares, a planta é responsável pela produção de modelos populares como Jetta e Tiguan Allspace. A mudança no local de fabricação do Golf deve ocorrer a partir de 2027.

No cenário global, a Volkswagen enfrenta desafios significativos em sua matriz na Alemanha. A perspectiva de fechamento de fábricas e demissão de milhares de funcionários impulsionou a decisão de transferir parte de sua produção para regiões mais viáveis economicamente.

Produção global e estratégias

Volkswagen Golf GTI 2024 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A transferência da produção do Golf para o México representa uma tentativa da Volkswagen de otimizar custos e manter a competitividade. O novo local de fabricação permitirá que o modelo seja importado pelo Brasil sem as taxas de importação devido ao acordo comercial entre os países.

Além de Puebla, a Volkswagen distribui sua produção globalmente. Fábricas em lugares como Pamplona, África do Sul e Portugal também são peças-chave na fabricação de modelos como Polo e T-Roc. Na Alemanha, a manufatura de carros elétricos continuará a ser o foco.

E como fica o Brasil?

Fora do mercado brasileiro desde 2019, o Golf tem previsão de retorno em 2025. A produção mexicana possibilita a chegada de outras versões do hatch ao Brasil.

Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, confirmou essa transição em suas redes sociais. Outras reestilizações de modelos, como o Taos, também podem ser beneficiadas por essa mudança.

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