Google Maps pode encerrar ‘modo carro’ em fevereiro de 2024
Recurso para simplificar comandos disponíveis no aplicativo pode ser descontinuado pela empresa no próximo ano.
O Google pode encerrar um recurso bastante popular do Maps no próximo ano, o modo carro. A função, que altera a interface do aplicativo para simplificar os comandos e facilitar a direção, deve deixar de existir no formato como é conhecido hoje a partir de fevereiro de 2024.
O portal especializado 9to5Google encontrou informações no código do app que indicam que a funcionalidade poderá ser transferida para o Google Assistente.
Uma das linhas observadas pelo site indica a eliminação da ferramenta por meio da frase “Esta visualização vai sumir em fevereiro”. Em outra linha, o código conta com a informação “Para fazer ligações, enviar mensagens ou reproduzir mídia enquanto navega, toque no microfone para usar o Assistente”.
Ambos são sinais de que a empresa planeja utilizar o Google Assistente para cumprir as tarefas presentes no modo desativado. Essa pode ser mais uma forma de ampliar a segurança no trânsito ao evitar que o motorista tenha que mexer na tela do celular enquanto dirige.
Hoje, o condutor consegue utilizar inteligência artificial (IA) para abrir a navegação no Maps sem precisar tocar no aparelho.
Modo carro do Google Maps
O recurso é ativado automaticamente no aplicativo quando o usuário inicia uma navegação de carro ou moto. A interface da plataforma é alterada para um menu de ações simplificadas que evita que o motorista tenha que tocar muitas vezes no celular enquanto está ao volante.
A ferramenta tem atalhos para fazer ligações, abrir mensagens recentes e até reproduzir músicas. Também é possível executar as mesmas ações usando comandos de voz com o Google Assistente, que neste ano foi integrado ao chatbot Bard e deve ganhar novas atualizações nos próximos anos.