Harvard apresenta bateria de carro que dura para sempre
A vida útil das baterias de um carro elétrico é algo a se por na balança, devido ao alto custo. Empresas e estudos estão na corrida para desenvolverem tecnologias mais duradouras e baratas.
Duas novidades empolgantes no mundo das baterias prometem revolucionar a indústria de veículos elétricos e o armazenamento de energia. A chinesa Betavolt apresentou a BV100, uma bateria nuclear com 10 vezes mais energia e 50 anos de vida útil, sem recargas ou manutenções.
Já a equipe do professor Xin Li, da Universidade de Harvard, desenvolveu uma bateria em estado sólido para a Adden Energy que se recarrega em apenas 10 minutos e tem durabilidade “eterna”.
A vida útil das baterias
Embora a autonomia e o tempo de recarga sejam os principais focos, a vida útil das baterias é um aspecto crucial. As baterias convencionais suportam entre 1.000 e 1.500 ciclos de recarga e, para manter a performance ideal, devem ter uma retenção de carga acima de 70%.
Isso significa que um carro elétrico com autonomia média de 300 km teria uma vida útil estimada entre 300 mil e 450 mil km.
A bateria de estado sólido da Harvard
A bateria da Adden Energy supera todas as expectativas: após 6.000 ciclos de recarga, ainda mantém 80% da capacidade. Essa tecnologia inovadora, com alta capacidade específica e baixo potencial eletroquímico, representa um grande avanço para aplicações industriais e comerciais.
“Nossos testes avançam na direção de um conjunto muito mais prático, tanto para aplicações industriais quanto para uso comercial, que mantém 80% da sua capacidade, mesmo após 6.000 ciclos de recarga, superando todos os acumuladores disponíveis atualmente”, garante Li.
Como se vê, a solução desenvolvida para a Adden Energy promete uma verdadeira revolução. Entretanto, não veremos tecnologias com desempenho superior ao do íon de lítio (NMC) – pelo menos em curto prazo -, principalmente em relação à densidade, ou seja, à capacidade de acumular energia.
Íons de sódio
Alternativamente à nova tecnologia desenvolvida em Harvard, a Northvolt vem desenvolvendo uma nova bateria. “Nossa aposta são as baterias de íon de sódio, uma tecnologia que desenvolvemos e que pode reduzir a dependência de matérias-primas escassas, estabelecendo uma base para a próxima geração de veículos elétricos (EVs)”, afirma o presidente-executivo (CEO) da sueca Northvolt, Peter Carlsson.
Carlsson ainda assegura que elas são produzidas sem uso de lítio, níquel, cobalto ou grafite, com uma proposta que garante o desempenho necessário para o armazenamento de energia com maior duração do que a química regular das baterias e a um custo inferior.
Em 2023, as gigantes chinesas CATL e BYD já haviam anunciado suas baterias de íon de sódio, mas quem estreou a novidade foi o JAC Yiwei – no caso da JAC, os conjuntos são fornecidos por outra empresa, a HiNa Battery.