Honda desenvolve recursos que inclinam e freiam a moto sozinha
Visando segurança, novas funcionalidades da marca japonesa focam na autocorreção da trajetória da motocicleta após receber rajadas de vento.
Os carros vendidos no Brasil estão cada vez mais repletos de equipamentos de segurança e sistemas de assistência à condução que facilitam a rotina do motorista. Agora, o novo foco das montadoras é levar essas facilidades para o mundo das motocicletas, veículos nos quais esses recursos ainda são bem escassos.
A Honda quer sair na frente e, por isso, desenvolve diversos novos assistentes que serão implementados em seus modelos nos próximos anos. Um deles é a autocorreção de trajetória, que ajuda a moto a se manter no curso correto ao ser atingida por rajadas de vento lateral.
A nova tecnologia pode mitigar um risco conhecido pelos motoristas, especialmente em rodovias, que coloca a vida de muita gente em perigo.
O sistema é um atuador hidráulico servo-assistido que inclina a moto levemente no sentido contrário do vento lateral para contrabalancear a força exercida por ele.
Sensores e acelerômetros serão instalados no veículo para detectar a presença de vento lateral e fazer uma leitura mais precisa da situação antes de promover o desvio de rota.
Foto: MDV Edwards/Shutterstock
Assistente de manutenção de faixa e outros
O assistente de manutenção de faixa presente em muitos carros modernos é mais um recurso que pode chegar às motos. Ele também usa sensores e câmeras para identificar quando o veículo cruza as faixas da pista de maneira inadvertida, alertando o motorista por meio de avisos no painel ou vibrações.
Se for necessário fazer uma correção, um atuador autônomo no guidão poderá mudar a trajetória da moto para impedir a troca de faixa sem sinalização.
Outro assistente popular nos veículos de quatro rodas que pode aparecer nas motos da Honda em breve é a frenagem autônoma de emergência. Sua função é identificar quando há perigo de colisão dianteira, por meio de câmera, radar e sensores, para acionar os freios de forma autônoma.
O conjunto também pode incluir um amortecedor para controlar as transferências de peso e inclinação, visando promover uma frenagem mais segura. Com ele, também ficará mais fácil incluir a tecnologia de controle de cruzeiro adaptativo em motocicletas mais populares.