Honda investe R$ 4,2 bi para trazer WR-V de volta ao Brasil com motor híbrido flex

Produção nacional da nova geração do WR-V deve começar no segundo semestre do próximo ano após investimento de R$ 4,2 bilhões.

A Honda anunciou seus planos para os próximos anos, e os principais incluem o lançamento de um motor híbrido flex e a produção nacional da nova geração do WR-V, prevista para começar no segundo semestre de 2025. Ao todo, a fabricante planeja investir R$ 4,2 bilhões no Brasil até 2030.

Parte do investimento também será usada para ampliar as operações no Brasil. Hoje, a japonesa tem uma fábrica de veículos em Itirapina e uma planta dedicada somente a peças em Sumaré, ambas no estado de São Paulo.

Além do motor híbrido flex, do novo WR-V e da expansão da produção, a Honda informou que quer aumentar o número de funcionários em duas fábricas. A ideia é contratar 1.700 pessoas para chegar ao quadro de 5.200 colaboradores.

Novo WR-V híbrido flex

O retorno do WR-V ao Brasil terá surpresas para os clientes, uma vez que o crossover derivado do Fit passará por mudanças. Fora de linha desde 2022, ele será um SUV compacto, posicionando-se abaixo do HR-V, com a mesma base da família City.

As dimensões do novo Honda nacional serão as seguintes: 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, além de 458 litros de porta-malas. O comprimento é 2 cm maior que o do HR-V, o entre-eixos é 4 cm menor, a largura é igual e a altura é 6 cm inferior.

Em relação ao irmão, ele se diferencia por suas linhas mais retas, mas é possível encontrar traços comuns que fazem parte do visual atual da montadora, como a barra cromada em cima da grade dianteira. Apesar do porte semelhante, a maior diferença será o acabamento mais simples e o pacote de equipamentos mais enxuto.

O trunfo do SUV será estrear o motor 1.5 híbrido flex da Honda no Brasil, variante atualmente em desenvolvimento em parceria com a filial da Tailândia. Depois de equipar o WR-V, ele será incorporado a outros compactos nacionais da marca, como City e HR-V.

O conjunto é composto por um motor 1.5 16V de quatro cilindros com injeção direta da família BS6, que atua em ciclo Atkinson para melhorar a eficiência. São dois propulsores elétricos, um gerador e outro de tração, formando um sistema híbrido pleno (HEV) sem recarga externa. Eles rendem 131 cv de potência combinada e 25,8 kgfm de torque máximo.

você pode gostar também