Honda na cola da BYD: gigante japonesa cria Ye, nova marca carros elétricos
Estratégia é uma forma de conseguir acabar com o domínio da BYD e, também, de reverter as quedas de vendas da marca japonesa desde o ano passado, quando começou a perder espaço.
A Honda, assim como outras fabricantes japonesas de carros, perdeu espaço para o mercado chinês, principalmente por conta dos elétricos. No entanto, a situação pode começar a mudar com o surgimento da Ye.
Na prática, a Ye é uma submarca da Honda, que chega para a produção exclusiva de carros elétricos. Além disso, essa produção será toda voltada para o mercado chinês, onde está o foco principal no momento.
Desta maneira, espera reverter a queda de faturamento e entrar firme na briga com marcas consolidadas por lá, como a BYD e a GWM. Agora, terá que esperar nos próximos meses também para ver a reação do mercado.
Ye é novidade no Salão de Pequim
Ainda em abril, acontece o aguardado Salão Internacional de Pequim, na China, repleto de novidades no mundo automotivo. Uma dessas novidades é justamente a Ye, que será apresentada ao mundo.
Na prática, a Honda quer entrar firme nesse nicho de carros elétricos e espera lançar sete modelos deste segmento até 2027, entrando na disputa pelas primeiras posições do mercado.
Até o final de 2024, dois carros da Ye já chegarão ao mercado chinês, o P7 e o S7. Eles serão as atrações do estande da marca no Salão de Pequim, além de um carro-conceito apresentado pela empresa.
Quanto às características dos novos carros, ainda não há concretização e divulgação por parte da Ye. Mas poderão ter um ou dois motores elétricos, dependendo da versão oferecida.
E se sabe também que os dois novos carros terão desenvolvimento em uma plataforma inédita. Assim, conseguirão também uma certa inovação no mercado.
A Ye é a segunda submarca da Honda, que já tem algo parecido nos Estados Unidos. No entanto, essa estratégia para os carros elétricos é uma aposta ainda mais arrojada e que tem tudo para vingar.
Aposta nos carros esportivos
Os dois primeiros carros da Ye, o P7 e o S7, terão um apelo mais esportivo. Assim como o GT Concept, o protótipo em formato de cupê que será exposto no Salão de Pequim ainda durante abril.
Por enquanto, a previsão é que o GT Concept comece a ser produzido apenas em 2025. E vai reforçar ainda mais a esportividade da marca.
Por fim, a Honda espera acabar com a emissão de carbono em seus carros até 2050. Contudo, existe a possibilidade de conseguir isso antes do tempo previsto e superar a China, que estabeleceu 2035 como meta para a descarbonização.