Honda registrou o projeto do novo HR-V no Brasil
A marca japonesa já registrou o design exterior e interior do B-SUV no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O projeto NES, conforme divulgado por diversos meios de comunicação, vem progredindo no Brasil. O que isso significa? À produção da nova geração do HR-V, cujo projeto acaba de ser registrado pela Honda no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Embora a japonesa ainda não tenha dado informações a esse respeito, tudo parece indicar que o B-SUV será fabricado na fábrica de Itirapina (São Paulo) a partir de agosto do ano que vem para ser lançado em setembro – já na linha 2023.
Segundo esses rumores, a marca vai produzir no Brasil o HR-V e o City – em versão sedã e o inédito hatchback -, deixando de lado o Fit e o Civic, que só chegariam ao país importados de fora da região.
Nova Geração
A segunda geração do HR-V – ou terceira se contarmos com o modelo que estreou este nome no início de 2000 – foi apresentada em fevereiro no Japão. Também chamada de Vézel em vários países asiáticos onde chegará inicialmente, sua estética coincide com as inúmeras projeções que circularam nos últimos meses e apresentam um design mais simples e sóbrio em relação ao seu antecessor.
Ele terá linhas mais retas, superfícies limpas e sem linhas ornamentadas. Como esperado, sua silhueta adotou um estilo “coupé”, com um ancinho na coluna C significativamente mais pronunciado e uma cintura alta, dando-lhe uma aparência de porta traseira elevada em vez do perfil típico de um SUV. No entanto, o detalhe mais marcante é a grade de formato hexagonal, que é pintado na cor do corpo.
Os faróis dianteiros e traseiros são finos e alongados e possuem tecnologia Led e, como em muitos outros produtos do segmento, o cliente pode optar por uma combinação bicolor, com o teto em contraste com a carroceria.
Mecanicamente, para a nossa região, o B-SUV usaria o motor turbo a gasolina i-VTEC 1.5 i-VTEC de 173 cv que estreou na décima geração do Civic. A ela seria adicionada uma variante híbrida cujas características técnicas ainda são desconhecidas. Elas podem ser semelhantes à versão europeia que combina um motor 1.5 i-VTEC (aspirado) a gasolina com dois motores elétricos (um que auxilia o motor térmico e outro que funciona como um gerador para recarregar a bateria) com os quais desenvolve uma potência combinada de 131 cv e 253 Nm de par.