Honda: sistema de segurança faz motorista “enxergar” além
Novidade chega primeiro ao mercado chinês; Entenda como funciona a nova tecnologia.
Uma atualização no sistema de segurança omniderional chega aos modelos Honda. Trata-se do Honda Sensing 360+ que busca oferecer assistência avançada ao motorista ao remover pontos cegos ao redor do veículo. A tecnologia foi lançada em 2022, mas agora traz novidades a respeito das condições de quem está dirigindo, assim como um mapeamento de alta definição.
Honda Sensing
No total, o sistema de segurança possui cinco radares de onda milimétricas na frente e em cada canto do veículo. Igualmente, apresenta uma câmera exclusiva para analisar se o motorista tem condições de dirigir, aumentando a segurança da condução do veículo.
De olho no condutor
Em outras palavras, a tecnologia faz uma varredura nas condições de fadiga e atenção. Portanto, ao detectar algo incomum, o próprio sistema auxilia na desaceleração e na parada do veículo dentro da mesma faixa.
Outro fator que merece destaque é que o próprio sistema consegue se conectar com o serviço de emergência, garantindo a segurança do motorista, assim como dos passageiros. Contudo, para que este recurso funcione, serão realizadas parcerias com esses serviços nas áreas de lançamento do Sensing 360+.
Outras funcionalidades
Ao dirigir em uma via expressa, por exemplo, o Sensing 360+ reduz a carga do motorista ao acionar o acelerador, assim como o pedal de freio e o volante, mantendo uma velocidade adequada e permanecendo na faixa. Isso ocorre mesmo quando o motorista tira as mãos do volante.
Já quando há um carro na frente, a tecnologia também trata de manter o carro a uma distância adequada. Além disso, para fazer as curvas, a curvatura da pista passa por análise antecipada para que o automóvel desacelere e acelere sozinho, trazendo conforto e segurança ao motorista.
Por fim, o equipamento também oferece recomendação ativa de mudança de faixa, assim como alerta de saída para quando o carro está estacionado. A tecnologia deve chegar ao mercado a partir da nova ageração do Accord, que estará à venda na China em 2024. Só depois disso é que a marca deve expandir o Sensing 360+ para o restante do planeta.