Hora de comprar: 5 carros elétricos que desvalorizaram e hoje valem menos de R$ 100 mil

De um único modelo em 2014 para mais de 30 opções em 2024, o mercado de carros elétricos no Brasil cresce rapidamente, impulsionando as vendas para um recorde de 41.000 unidades.

Há uma década, os brasileiros tinham apenas o BMW i3 como opção de carro elétrico. Desde então, o cenário mudou radicalmente. Em 2024, mais de 30 modelos estão disponíveis, e as vendas alcançaram 41.000 unidades, um marco inédito.

Com o aumento das vendas, os elétricos começam a marcar presença também no mercado de usados. A chegada de modelos chineses, como BYD Dolphin e JAC E-JS1, junto com opções econômicas, como Renault Kwid E-Tech, facilita a aquisição desses veículos por menos de R$ 100.000.

A segunda onda dos veículos elétricos (EVs) chegou ao Brasil em 2018, levando muitos modelos ainda dentro da garantia de bateria de oito anos. Isso aumenta a confiança dos consumidores na compra de usados.

5 carros elétricos que mais desvalorizaram em 2024

1. BYD Dolphin Mini

Foto: Divulgação/BYD

Lançado em 2024, o BYD Dolphin Mini é o elétrico mais vendido do Brasil. Com preços abaixo de R$ 100.000, oferece autonomia de 280 km, graças à bateria de 38,8 kWh.

2. Caoa Chery iCar

Foto: Divulgação

O Chery iCar já foi o carro elétrico mais barato do Brasil. Hoje, é comum encontrá-lo seminovo por menos de R$ 80.000. Com motor de 61 cv e alcance de 197 km, seu design compacto é ideal para o tráfego urbano.

3. Renault Kwid E-Tech

Foto: Divulgação/Renault

Apesar dos desafios, o Renault Kwid E-Tech emergiu como um dos elétricos mais acessíveis. Unidades com mais de 50.000 km são vendidas a partir de R$ 65.000. Seu motor de 65 cv atinge 185 km de autonomia.

4. JAC E-JS1

Foto: Divulgação/JAC

Lançado em 2021, o JAC E-JS1, com preços a partir de R$ 80.000, oferece um alcance de 161 km. A compatibilidade limitada com estações de recarga brasileiras é uma consideração importante para os compradores.

5. Renault Zoe

Foto: Divulgação/Renault

O Renault Zoe, mais refinado que o Kwid, custa cerca de R$ 100.000. Com motor de 92 cv, tem autonomia de 210 km. Modelos 18/19 são os mais comuns no mercado.

Cada vez mais populares, os carros elétricos mostram que vieram para ficar no Brasil. As diversas opções acessíveis no mercado de usados sinalizam um horizonte promissor. A demanda crescente reflete a adaptação dos brasileiros ao futuro automobilístico sustentável.

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