Hyundai Creta ganha novo motor turbo e design para brigar no mercado de SUVs
Modelo recebe novo motor 1.6 turbo, prometendo eficiência e desempenho. Ele é produzido em Piracicaba, que recebeu investimento de R$ 500 milhões.
O segmento de SUVs no Brasil continua a crescer exponencialmente, com destaque para Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, que lideram a categoria. Buscando ganhar espaço nesse mercado, a Hyundai lançará o Creta renovado nas próximas semanas.
A expectativa é que o modelo chegue às concessionárias já em novembro, tendo como grande novidade o motor 1.6 turbo com injeção direta de combustível. Essa configuração já está presente em concorrentes renomados, como o T-Cross e o Honda HR-V.
Além disso, o novo design promete atrair ainda mais consumidores. O carro está com a dianteira mais quadrada e reta, lanternas traseiras bipartidas e faróis interligados por uma barra iluminada na grade.
O novo Hyundai Creta é produzido em Piracicaba, interior de São Paulo, e recebeu um investimento significativo de R$ 500 milhões desde 2022. A montadora espera que as melhorias no motor e no design do veículo sejam suficientes para alavancar as vendas e disputar a liderança no mercado de SUVs.
Atualizações mecânicas e desempenho
A transição do motor 2.0 aspirado para o novo 1.6 turbo é uma evolução importante. O motor turbinado, da família Smartstream, oriundo do Gamma II que equipa o Tucson, promete eficiência superior.
A versão N-Line também trará o mesmo propulsor, mantendo a caixa automatizada de sete marchas, decretando o fim do 2.0 aspirado. A ideia da marca é atender às novas normas de emissões, que entram em vigor no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2025.
Na Índia, o Creta já dispõe de várias opções de motorização, incluindo um motor 1.5 aspirado e variantes turbodiesel. O modelo indiano apresenta consumo de até 15 km/l na estrada. No Brasil, o consumo será ajustado às características locais, como a maior quantidade de etanol nos combustíveis.
Comparação com rivais
O novo Creta promete um consumo entre 8,5 km/l e 14 km/l, dependendo do uso e do combustível. Em comparação, o motor 2.0 flex atual faz 7,7 km/l na cidade com etanol. Confira abaixo o consumo de alguns concorrentes:
- Honda HR-V 1.5: 8,8 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina) na cidade.
- VW T-Cross 1.4: 8,1 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina) na cidade.
- Chevrolet Tracker 1.0: 7,8 km/l (etanol) e 9,6 km/l (gasolina) na cidade.
- Nissan Kicks 1.6: 7,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade.
- Jeep Renegade 1.3: 7,7 km/l (etanol) e 9 km/l (gasolina) na cidade.
Com a introdução do novo motor 1.6 turbo, a Hyundai espera que o Creta se destaque não apenas pelo design, mas também pela economia de combustível. A proposta é clara: oferecer uma alternativa competitiva diante dos líderes de mercado, sem comprometer o desempenho e a eficiência.