Hyundai e Caoa unificam concessionárias; saiba o que muda na prática

Acordo entre coreanos e brasileiros termina com a unificação da rede de concessionárias das duas marcas.

A Hyundai recuperou o controle completo de sua operação no Brasil, onde até então atuava por meio de duas redes de concessionárias. Além da rede da própria fábrica, que vendia apenas a produção da Hyundai Motors em Piracicaba (SP), a fabricante também oferecia veículos do grupo Caoa.

Em 2021, a Caoa ganhou na justiça internacional o direito de renovar o contrato com a Hyundai para continuar a produzir e importar veículos da marca sul-coreana por mais 10 anos. Porém, um novo acordo feito agora, apenas três anos depois, mudou a situação.

O nome contrato transfere o controle completo da operação no Brasil para a Hyundai e unifica as concessionárias das empresas. A marca sul-coreana agora pode importar e distribuir todos os seus carros, enquanto a Caoa receberá pela produção de veículos em Anápolis (GO) e seguirá como concessionário.

Detalhes das mudanças na operação

Todas as lojas das duas montadoras terão os mesmos automóveis disponíveis, facilitando a vida do comprador e dos lojistas. Antes, se um cliente queria comprar o Tucson produzido em Anápolis, precisava ir até uma concessionária da Hyundai-Caoa, já que ele não estava disponível nas lojas da Hyundai Motor Brasil.

Também houve ajustes na importação, que anteriormente limitava a Hyundai a oferecer somente os modelos fabricados em Piracicaba (SP), como HB20, HB20S e Creta. Com o novo acordo, a empresa poderá importar o que desejar, enquanto a Caoa receberá uma parte do valor das vendas. A Caoa também ganhará dinheiro por disponibilizar sua fábrica.

Segundo a Hyundai, a unificação poderá acelerar a “eletrificação do portfólio e o estudo e a implementação de diversas outras soluções de mobilidade inteligente da marca no Brasil”. As empresas não informaram se o investimento para a fabricação de novos modelos será feito em conjunto ou se caberá a apenas uma delas.

Tudo indica uma mudança na estratégia da montadora em direção aos eletrificados, principalmente porque fora do país ela já oferece híbridos plug-in, elétricos e com célula de combustível a hidrogênio.

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