Hyundai enche concessionárias de novidades após novo acordo com Caoa

Novos termos do casamento entre as duas marcas são atualizados e sul-coreana assume controle total da importação.

A Hyundai anunciou atualizações em seu acordo com a Caoa, parceria que vinha gerando desentendimentos entre as duas empresas nos últimos anos. A principal mudança foi a unificação das redes, resultado da recuperação do controle completo das importações pela sul-coreana.

Pelos novos termos, a Hyundai Motor Brasil (HMB) recupera os direitos de importação e distribuição para o Brasil, ficando responsável por todas as vendas. Por outro lado, a Caoa receberá uma participação financeira nos negócios fechados nas concessionárias.

Já a fábrica da empresa brasileira em Anápolis (GO) será usada na fabricação de novos veículos, além de peças para os veículos. A montadora avalia a criação de um terceiro turno e o aumento do número de funcionários dos atuais 3.200 para mais de 4.000.

Novidades nas concessionárias

Até então, os carros da Hyundai só podiam ser importados da Coreia pela Caoa, o que limitava o crescimento da marca no mercado nacional. Agora, a rede de concessionárias será unificada, já que a HMB vendia apenas os veículos produzidos em Piracicaba, enquanto a rede Caoa ficava responsável pelos demais modelos.

Dessa forma, todas as concessionárias de ambas as marcas poderão comercializar todos os carros. “A gente tinha, por exemplo, duas concessionárias a menos de um quilômetro. Gastava duas vezes mais energia, água, entre outros”, explica Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente e filho do fundador do grupo Caoa.

A má notícia é que a novidade não significa, necessariamente, que os veículos da Hyundai ficarão mais baratos para o comprador. Segundo Airton Cousseau, CEO da marca para as Américas Central e do Sul, “a redução no preço” não depende apenas da fabricante, uma vez que há uma “fatia muito grande de impostos, por exemplo”.

Seja como for, o grande plano é trazer mais modelos da marca sul-coreana para o Brasil. Cousseau afirma que o anúncio de novos carros deve ocorrer já na próxima semana.

você pode gostar também